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Desenvolvimento da parentalidade nas dimensões emocionais, cognitivas e comportamentais :
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Maria José | |
dc.contributor.author | Costa, Diana Carolina Benildes | |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T11:30:46Z | |
dc.date.available | 2018-02-07T11:30:46Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O início da infância é um período crítico no qual a criança desenvolve competências de autorregulação e socio-emocionais necessárias para uma socialização adequada, sendo um dos períodos onde a evidência aponta elevada prevalência de problemas comportamentais e emocionais. Deste modo, a prevenção é fundamental para a redução destas perturbações e para a promoção do desenvolvimento positivo da criança. Assim a intervenção do Enfermeiro deverá ocorrer no seio familiar, na medida em que a parentalidade é o primeiro ambiente de socialização para criança, o qual deverá ocorrer através de um processo metódico de aprendizagem e de desenvolvimento de competências emocionais, cognitivas e comportamentais. O Enfermeiro facilita o processo de transição face a situações de crise, procurando desenvolver os mecanismos de coping. A Parentalidade é um processo de transição vivenciado pelos pais, e segundo a teoria de Afaf Meleis, insere-se nas transições de desenvolvimento. O percurso descrito neste relatório tinha como objetivos desenvolver competências gerais e específicas de enfermeira especialista de saúde infantil e pediatria e construir um programa para a parentalidade dirigido aos adolescentes. De forma a dar resposta a ambos foram implementadas atividades nos diversos contextos, nomeadamente implementação de cuidados promotores da parentalidade, de terapias não farmacológicas e de técnicas de comunicação com a criança e família, realização de estudos de caso, tendo sido inclusive criado e realizado um programa intitulado “O Futuro Começa Hoje”, com realização simultânea de uma scoping review intitulada “As experiências dos adolescentes num programa de parentalidade: a scoping review”. A execução destas atividades permitiu o desenvolvimento de competências comuns e específicas como Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, bem como competências pessoais e socio-emocionais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201830000 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21091 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Adolescente | pt_PT |
dc.subject | Educação do adolescente | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento da parentalidade nas dimensões emocionais, cognitivas e comportamentais : | pt_PT |
dc.title.alternative | intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |