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Abstract(s)
A escolha de uma carreira é sempre um desafio para os jovens universitários, uma decisão que tem vindo a ser dificultada devido às constantes alterações que caracterizam o atual mercado de trabalho e ao aumento da oferta de cursos superiores. Deste modo, é importante identificar os fatores que promovem uma melhor adaptação ao contexto universitário e/ou profissional. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar em que medida a personalidade e as competências têm impacto no desenvolvimento de carreira dos estudantes do Ensino Superior.
A amostra é constituída por 551 estudantes que frequentam o 1.º e o 2.º ciclo do Ensino Superior, e cujas idades variam entre os 18 e os 45 anos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-dedutivo que assenta em três modelos teóricos: o Big Five (personalidade), o RIASEC (competências) e o modelo das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de carreira. Os dados foram recolhidos através do Big Five Inventory -10, do Self-Directed Search, do Career Development Self-Efficacy Inventory e de um conjunto de questões de natureza sociodemográfica.
Os resultados obtidos permitem-nos constatar que a personalidade e as competências se correlacionam positivamente e que ambas têm um impacto significativo no desenvolvimento de carreira. Constatou-se, ainda, que a Conscienciosidade, do modelo Big Five, e o perfil Social de competências, do modelo RIASEC, são as dimensões que mais influenciam o desenvolvimento de carreira dos alunos do Ensino Superior.
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Keywords
Personalidade Competências Autoeficácia Desenvolvimento de Carreira