Repository logo
 
Publication

As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorRodriguez,, Ana Carolina
dc.contributor.authorFernandes, Andreia
dc.date.accessioned2025-04-23T11:18:02Z
dc.date.available2025-04-23T11:18:02Z
dc.date.issued2025-01-17
dc.description.abstractO presente relatório oferece uma visão abrangente e detalhada do percurso da estudante estagiária ao longo do estágio pedagógico. Com uma abordagem reflexiva e crítica, o documento explora todos os aspetos da Prática de Ensino Supervisionada, incluindo estratégias de planeamento, guia das aulas, avaliação, direção de turma e atividades de desporto escolar. A estrutura do relatório está dividida em quatro partes principais. A primeira seção descreve os objetivos e expetativas da formanda para o estágio, bem como o contexto e a caraterização da instituição de acolhimento, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António. É ainda destacada a caraterização das turmas acompanhadas ao longo do ano letivo. A segunda parte foca os processos de planeamento, ensino e avaliação utilizados. A terceira seção analisa os documentos orientadores da escola e relata as experiências vivenciadas nas atividades de desporto escolar, direção de turma e projetos desenvolvidos. Por fim, a quarta fase apresenta um estudo de investigação realizado na instituição de estágio, intitulado “As atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física”. Este estudo teve como objetivo principal comparar as atitudes dos alunos do Ensino Básico (6º e 7º ano) e Secundário (10º ano) face à inclusão de alunos com deficiência antes e depois da implementação de uma aula com uma modalidade paradesportiva, o voleibol sentado. O estudo também investigou possíveis diferenças nas atitudes dos alunos com base em variáveis sociodemográficas, como sexo, idade e ano de escolaridade. Este relatório reflete um trabalho rigoroso e comprometido, visando aprimorar as habilidades pedagógicas da estagiária e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.por
dc.identifier.tid203872886
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57719
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação física
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectAtitudes
dc.subjectInclusão
dc.titleAs atitudes dos alunos sem deficiência do 6º, 7º e 10º anos de Vila Real de Santo António face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação físicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andreia Fernandes.pdf
Size:
5.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: