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Authors
Abstract(s)
Estudar sentimentos, atitudes e preocupações dos educadores e professores do ensino
básico e secundário, em relação à inclusão, na sala de aula, de alunos com Necessidade
Educativas Especiais pensamos é um tema pertinente na medida em que o alargamento da
escolaridade obrigatória, até aos dezoito anos, de acordo com a Lei n.º 85/2009 de 27 de
agosto, coloca os professores, sobretudo os do ensino secundário, perante um desafio para o
qual não estavam familiarizados: a massificação do ensino secundário e a obrigatoriedade da
inclusão de alunos com NEE na sala de aula, nas suas áreas disciplinares. Este é um desafio que
pode gerar muitas preocupações, sentimentos de desconforto e atitudes, por vezes,
desfavoráveis se os professores não estão devidamente preparados, emocional e
profissionalmente. O objetivo principal deste estudo é aferir os sentimentos, atitudes e
preocupações dos educadores dos diversos graus de ensino face à inclusão de alunos com NEE
na sala de aula/sala de atividades, em duas escolas, uma pública e uma privada. Para cumprir o
objetivo recorremos ao modelo da metodologia quantitativa e escolhemos para sujeitos da
amostra, professores de duas escolas, recorrendo à técnica de amostragem probabilística
aleatória simples, de acordo com o nível de significância definido por Krejcie & Morgan
(1970), obedecendo às regras da representatividade e significância. Como instrumento de
trabalho utilizámos a Escala SACIE-R – Sentiments, Attitudes & Corcerns about Inclusive
Education Revised, de Forlin et al. (2011), aplicada, simultaneamente, nas duas escolas em
estudo. Sinteticamente, os resultados revelam, em relação aos sentimentos, que este são,
maioritariamente, de desconforto e muito significativos nas questões relacionadas com o
inquirido e de conforto quando dirigidos aos alunos com NEE. Relativamente às questões
concernentes às atitudes dos professores, observou-se, sobretudo, atitudes favoráveis. Em
relação às preocupações, estas evidenciaram níveis elevados nos professores inquiridos. Os
resultados sugerem também relações entre os dados demográficos e os sentimentos, atitudes e
preocupações dos educadores/professores face à inclusão dos alunos NEE na sala de aula.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Integração Escolar Sentimento Formação de Professores