Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Autopercepção da saúde bucal em idosos de uma população urbana em Lisboa, Portugal

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Artigo01_CManso_Português.pdf195.65 KBAdobe PDF Ver/Abrir
Artigo01_CManso_English.pdf228.67 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

OBJETIVO: Analisar se a autopercepção de saúde bucal em contexto urbano está associada aos factores sociodemográficos que interferem na qualidade de vida da saúde bucal.
MÉTODOS: Estudo transversal com amostra de conveniência de indivíduos idosos (65 anos ou mais) inscritos no Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte. A autopercepção da saúde bucal e qualidade de vida associada foi avaliada pelo índice de avaliação da saúde bucal em idosos (Geriatric Oral Health Assessment Index) e os indivíduos foram classificados de acordo com as características sociodemográficas. A consistência interna do questionário foi avaliada por meio do alfa (α) de Cronbach. Posteriormente, foram utilizados modelos de regressão logística binária para caracterizar os factores associados com a autopercepção de saúde bucal considerando as variáveis sociodemográficas e de condições clínicas de saúde bucal dos idosos e determinados os odds ratios bruto e ajustado (à idade) e respectivos intervalos de confiança a 90%.
RESULTADOS: Participaram 369 idosos, com média de idade de 74,2 anos (DP = 6,75); 62,9% eram do sexo feminino. Em média, o índice foi moderado com tendência a elevado: 32,9 (DP = 3,6; intervalo 12-36). O alfa de Cronbach foi elevado: 0,805. A idade, o estado civil e a última consulta de Medicina Dentária foram os factores significativamente associados a autopercepção da saúde bucal.
CONCLUSÕES: O estudo mostra que esses indivíduos apresentam uma autopercepção de saúde bucal moderada, com tendência a elevada. A avaliação da autopercepção da saúde bucal permitiu identificar os principais factores sociodemográficos associados. Este instrumento pode contribuir para orientar as estratégias de planejamento e promoção da saúde bucal direcionadas para uma melhor qualidade de vida deste grupo populacional.

Descrição

Artigo sob licença CC BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Palavras-chave

Idoso Autoavaliação. Saúde Bucal Fatores socioeconómicos Estudos transversais

Contexto Educativo

Citação

Rev Saúde Pública 2016;50:53. DOI:10.1590/S1518-8787.2016050006311

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Licença CC

Métricas Alternativas