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Carnaval de Torres Vedras: relação entre a variável localização e a atitude dos residentes face ao evento

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Abstract(s)

O Carnaval de Torres Vedras, imagem de marca da cidade, consiste num evento com mais de 100 anos de história e tradição e decorre durante seis dias. O famoso “Carnaval mais português de Portugal” apresenta um forte impacto na sociedade e economia locais já que, em 2020, registou um recorde no seu número de visitantes, meio milhão de foliões, gerando cerca de 10 milhões de euros. No entanto, é de realçar a desvalorização da questão social e a lacuna sobre esta dimensão registada nos estudos sobre o evento. A presente dissertação de mestrado possui, assim, como principal objetivo estudar se existe relação direta entre as variáveis “localização” e “atitude dos residentes face ao Carnaval de Torres Vedras”, ou seja, pretende-se investigar se a maior proximidade geográfica ao evento condiciona o envolvimento e avaliação global do mesmo, por parte da população residente. Este estudo pretende ainda caracterizar o Carnaval de Torres Vedras, identificar as estratégias de planeamento e organização do evento, ainda como compreender, na perspetiva do residente, quais as questões a melhorar nesta festividade e na organização da mesma. De forma a atingir os objetivos definidos procedeu-se à distribuição de inquéritos por questionário pela população residente de Torres Vedras, aplicados numa amostra de 402 indivíduos, bem como pela realização de entrevistas semiestruturadas a representantes das entidades organizadoras e promotoras do Carnaval – Câmara Municipal de Torres Vedras e Promotorres. Por outro lado, procedeu-se à recolha e análise de dados estatísticos oficiais recorrendo-se a plataformas de bases de dados, elaboração de uma revisão da literatura sobre a temática de investigação e pesquisa documental. Respondendo à questão de partida, objetivos e hipóteses definidos para o presente estudo, conclui-se que, de uma forma geral, mesmo sentindo os impactos negativos do evento (turísticos e económicos, ambientais e sociais) a população do concelho de Torres Vedras possui uma atitude positiva face ao Carnaval de Torres Vedras, representado através de uma alta taxa de recomendação para a participação no mesmo. Neste sentido, foi possível de concluir que o fator “localização” não impacta a “atitude” do residente face ao evento.
The Carnival of Torres Vedras, brand image of the city, consists of an event with more than 100 years of history and tradition and it lasts six days. The famous "most Portuguese Carnival in Portugal" has a strong impact on the local society and economy since, in 2020, it registered a record number of visitors, half a million people, generating about 10 million euros. However, it is worth highlighting the devaluation of the social issue and the gap registered in the studies about the event. Therefore, the main objective of this master’s dissertation is to study whether there is a direct relationship between the two variables "location" and "residents' involvement in the Torres Vedras Carnival", in other words, to investigate whether the geographical proximity to the event affects the involvement and overall assessment of the event by the population. This study also aims to characterise the Torres Vedras Carnival, to identify the strategies for planning and organising the event, as well as to understand, from the resident's perspective, which issues need to be improved in this festivity. To achieve the defined goals, the technique of direct observation was used through the distribution of questionnaires to the resident population of Torres Vedras, applied to a sample of 402 individuals, as well as through semi-structured interviews with representatives of the two organisers and promoters of the Carnival - Torres Vedras Municipal Council and Promotorres. On the other hand, the collection and analysis of official statistical data was carried out using database platforms. Responding to the starting question, objectives and hypotheses defined for the present study, it is concluded that, in general, even suffering from the negative impacts of the event (tourist and economic, environmental and social) the population of Torres Vedras has a positive attitude towards the Carnival of Torres Vedras, represented by a high recommendation rate for participation in it. In this sense, it was possible to conclude that the "location" factor does not impact the resident's "attitude" towards the event.

Description

Em parceria com a Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

Keywords

Carnaval de Torres Vedras Eventos Impactos sociais Turismo Carnival of Torres Vedras Events Social impacts Tourism

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