Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade com 21 alunos. Este estudo apresenta-se como o resultado da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação que teve como objetivo perceber como a literatura infantil funciona como veículo transmissor de valores em contexto escolar. O objetivo deste estudo passa por fomentar e desenvolver nos/as alunos/as atitudes de respeito para com toda a comunidade escolar, regulando comportamentos e as atitudes e relações entre pares. Depois da observação e registo das atitudes de desrespeito existentes em sala de aula, nomeadamente de comportamentos por parte de todos/as os/as alunos/as menos adequados às situações e contexto, explorou-se um conjunto de estratégias para a alteração desses mesmos comportamentos e atitudes, fomentando assim um bom clima de ensino-aprendizagem na sala de aula. Terminado o estudo, e após a execução de todas as estratégias de regulação de comportamentos e atitudes de respeito, a turma apresentou uma melhoria dos mesmos, apresentando uma grande melhoria a nível de competências sociais. Desta forma, compreendeu-se o impacto positivo que este estudo apresentou na alteração dos comportamentos da turma, sustentados por uma evolução no que diz respeito às suas competências sociais.
Description
Keywords
Educação para os Valores Valores Respeito Literatura Infantil