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Relatório de Estágio de Intervenção Comunitária

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorMartins, Maria Filomena
dc.contributor.authorRibeiro, Filipa
dc.date.accessioned2016-09-24T01:53:07Z
dc.date.available2016-09-24T01:53:07Z
dc.date.issued2015-06-15
dc.description.abstractO presente Relatório reflete o percurso desenvolvido durante o estágio, realizado na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, visando o desenvolvimento de competências de Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária e tendo por base o Diagnóstico de Situação da Saúde dos adolescentes das turmas de 7º e 8º ano, no ano letivo de 2012/2013 e a implementação de um Projeto de Intervenção. O projeto desenvolvido insere-se no âmbito da Promoção da Saúde e Prevenção de comportamentos de risco na adolescência. Os adolescentes são considerados pela OMS, como um grupo que vivencia grandes mudanças a nível físico, psicológico, familiar e social sendo suscetíveis ao desenvolvimento de comportamentos de risco que se poderão perpetuar no futuro. É com base neste raciocínio, que se torna essencial uma intervenção multissectorial, planeada entre os profissionais dos vários contextos em que os adolescentes se inserem, especialmente no contexto escolar onde estes passam muito do seu tempo. O estágio, centrou-se nos hábitos de vida dos adolescentes, ou seja, conhecer os comportamentos de risco que os adolescentes praticam diariamente e através desses dados, programar um projeto de intervenção com vista à promoção de hábitos de vida saudáveis. Para isso, foram desenvolvidas várias atividades, nomeadamente reuniões com os docentes dado que, estes são elementos chave neste processo pela convivência e partilha de experiencias diárias com os adolescentes, e sessões de educação para a saúde. Na realização da intervenção foi utilizada a Metodologia do Planeamento em Saúde e as sessões de educação para a saúde sustentaram-se na Teoria da Aprendizagem Social de Bandura. Foram abrangidos 232 adolescentes, num total de 269, (no momento da aplicação do questionário) na Intervenção de Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis dos adolescentes. Nesta intervenção obtivemos mais de 95.5% dos questionários respondidos com posicionamento na escala de satisfação na categoria de Satisfeito ou mais. Este relatório retrata o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária, que através das suas competências específicas, adequa as práticas, aplica um Planeamento em -Saúde eficaz, mobiliza os recursos comunitários e as equipas, na busca da excelência nos cuidados de Enfermagem prestados e de ganhos de Saúde da comunidade.pt_PT
dc.description.abstractThis report reflects the covered path during the traineeship at Mouzinho da Silveira Secondary School, aimed at developing the skills as Specialist Nurse in Community Nursing based on the Health Status Diagnosis of teenagers from the 7th and 8th Year, in the academic year of 2012/2013, and the implementation of an Intervention Project. The developed project falls within the scope of Health and Risky Behaviours Prevention in adolescence. The teens are considered by the OMS as a group that experiences big changes at a physical, psychological, familiar and social level being susceptible to the development of risky behaviours that they can perpetuate in the future. Based on this way of thinking, it is essential a multisectoral intervention, planned between the professionals from the several realities where the teens fall, particularly at the school where they spend a lot of their time. The traineeship gathered around the teens‘ lifestyle, getting to know the risky behaviours that they practice on a daily basis and, based on that data, to plan an intervention project centered in the promotion of healthy lifestyles. For that, several activities were developed, namely meetings with the teachers, because they are key elements in this process by the familiarity and the daily share of experiences with the teens and also health education sessions. In this intervention it was used the Health Planning Methodology and the education sessions held in Bandura‘s Social Learning Theory. 232 teens were covered, at a total of 269, (when the questionnaire was applied) in the Promotion of Healthy Lifestyles Intervention. In this intervention we had more than 95,5% of the questionnaires placed in the Satisfaction scale in the Satisfied or more category. This report portrays the role of the Specialist Nurse in Community Nursing, which, through its specific skills, uses suitable practices, applies an effective Heath Planning and employs the community resources and the teams, searching for excellence at the Health care given and the community health gainspt_PT
dc.identifier.tid201248140pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14859
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermagem comunitáriapt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectPlaneamento em saúdept_PT
dc.subjectEnfermeiro especialista em saúde comunitáriapt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Intervenção Comunitáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

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