Repository logo
 
Publication

A importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesas

dc.contributor.advisorMarcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
dc.contributor.authorSousa, Vítor Emanuel Pereira de
dc.date.accessioned2017-08-29T14:03:45Z
dc.date.available2017-08-29T14:03:45Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO estudo desenvolvido tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de marketing estratégico e a sua influência na performance empresarial. Perante a intensificação da concorrência, as empresas passaram a adaptar a sua estratégia e transferiram o seu centro de interesse para os clientes, com o objetivo de estabilizar e valorizar a sua carteira de clientes. Cada vez mais, as competências e os recursos são vistos como fatores chave para o desenvolvimento de uma organização. Neste contexto, parece consensual que o marketing estratégico assume uma grande importância na performance empresarial. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das variáveis orientação para o mercado, orientação para a inovação, capacidades de marketing e vantagem competitiva na performance empresarial. Para tal, foi construído um modelo de investigação para testar um conjunto de hipóteses que permitem a identificação destes determinantes. Foram recolhidos dados de 206 empresas portuguesas, que foram, posteriormente, analisados através de técnicas estatísticas. Constatou-se que as variáveis capacidades de marketing e vantagem competitiva exercem influência direta na performance empresarial. Já a variável orientação para a inovação tem um efeito indireto na performance empresarial, através das variáveis mediadoras capacidades de marketing e vantagem competitiva. Por último, a variável orientação para o mercado tem um impacto indireto na performance empresarial, por via da variável mediadora capacidades de marketing.pt_PT
dc.identifier.tid201729628pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18887
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerformance empresarialpt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectOrientação para o mercadopt_PT
dc.subjectOrientação para a inovaçãopt_PT
dc.subjectCapacidades de marketingpt_PT
dc.subjectMarketing estratégicopt_PT
dc.titleA importância do marketing estratégico na performance empresarial: estudo empírico aplicado a empresas portuguesaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vitor_Sousa.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: