dc.contributor.author | Torres, João | |
dc.contributor.author | Brocardo, Joana | |
dc.date.accessioned | 2016-02-19T14:36:13Z | |
dc.date.available | 2016-02-19T14:36:13Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O estudo que se apresenta centra-se nas práticas curriculares do professor de Matemática e pretende contribuir para a compreensão da utilização de Tecnologias Digitais (TD) no ensino desta disciplina, perspetivando a sua integração na prática letiva pela ótica dos docentes. Há já alguns anos que o processo de introdução das TD no ensino começou. Esperava-se que estas alterassem profundamente as metodologias e que tivessem implicações ao nível da comunicação na sala de aula, bem como nos papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem (Papert, 2000). No entanto, dados recentes indicam que, apesar de poderem constituir uma mudança de metodologia de ensino estas ferramentas são apenas absorvidas e integradas nos métodos que já eram utilizados pelos professores. Em termos metodológicos, optámos por realizar três estudos de caso, usando como critérios para a escolha dos professores a sua experiência profissional (mais de 15 anos) e o nível de ensino que lecionam. Solicitámos aos professores que respondessem a um conjunto de questões relacionadas com o modo como perspetivam a utilização das tecnologias e como caraterizam as suas práticas letivas. Para a recolha de dados foram utilizados três tipos de fontes: (i) observação de práticas letivas, (ii) entrevistas e (ii) análise documental. Para a análise dos dados recorreremos ao suporte teórico proposto por Mishra e Koehler (2006) - conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK) – e ao modelo “orquestração instrumental” proposto Trouche (2004). A fase de recolha de dados decorreu no ano letivo 2013/2014, estando neste momento centrados na sua análise. Nesta comunicação apresentamos alguns dos resultados preliminares do estudo que a suporta. | pt_PT |
dc.identifier.citation | TORRES, J.; BROCARDO, J. – As tecnologias digitais na aula de matemática: conceções e práticas de ensino de professores. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): [Investigar práticas em contexto]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2015. [Consult. 19 fev. 2016]. p. 181-192. Disponível em http://www.si.ips.pt/ese_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=29926>. ISBN 978-989-99447-0-1. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99447-0-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11412 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-1578426110/3_ebook_versao_final_web.pdf | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias | pt_PT |
dc.title | As tecnologias digitais na aula de matemática | pt_PT |
dc.title.alternative | conceções e práticas de ensino de professores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 192 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 181 | pt_PT |
oaire.citation.title | Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contexto | pt_PT |
person.familyName | Torres | |
person.familyName | Brocardo | |
person.givenName | João Vítor | |
person.givenName | Joana | |
person.identifier | 6bTT5nYAAAAJ&hl | |
person.identifier.ciencia-id | C41E-FFFC-7676 | |
person.identifier.ciencia-id | 6F1B-36A7-BE1D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0526-7332 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | bookPart | en |
relation.isAuthorOfPublication | 89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78 | |
relation.isAuthorOfPublication | 280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- As tecnologias digitais na aula de matemática - pp. 181-192.pdf
- Size:
- 347.54 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: