Repository logo
 
Publication

As tecnologias digitais na aula de matemática

dc.contributor.authorTorres, João
dc.contributor.authorBrocardo, Joana
dc.date.accessioned2016-02-19T14:36:13Z
dc.date.available2016-02-19T14:36:13Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo que se apresenta centra-se nas práticas curriculares do professor de Matemática e pretende contribuir para a compreensão da utilização de Tecnologias Digitais (TD) no ensino desta disciplina, perspetivando a sua integração na prática letiva pela ótica dos docentes. Há já alguns anos que o processo de introdução das TD no ensino começou. Esperava-se que estas alterassem profundamente as metodologias e que tivessem implicações ao nível da comunicação na sala de aula, bem como nos papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem (Papert, 2000). No entanto, dados recentes indicam que, apesar de poderem constituir uma mudança de metodologia de ensino estas ferramentas são apenas absorvidas e integradas nos métodos que já eram utilizados pelos professores. Em termos metodológicos, optámos por realizar três estudos de caso, usando como critérios para a escolha dos professores a sua experiência profissional (mais de 15 anos) e o nível de ensino que lecionam. Solicitámos aos professores que respondessem a um conjunto de questões relacionadas com o modo como perspetivam a utilização das tecnologias e como caraterizam as suas práticas letivas. Para a recolha de dados foram utilizados três tipos de fontes: (i) observação de práticas letivas, (ii) entrevistas e (ii) análise documental. Para a análise dos dados recorreremos ao suporte teórico proposto por Mishra e Koehler (2006) - conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo (TPACK) – e ao modelo “orquestração instrumental” proposto Trouche (2004). A fase de recolha de dados decorreu no ano letivo 2013/2014, estando neste momento centrados na sua análise. Nesta comunicação apresentamos alguns dos resultados preliminares do estudo que a suporta.pt_PT
dc.identifier.citationTORRES, J.; BROCARDO, J. – As tecnologias digitais na aula de matemática: conceções e práticas de ensino de professores. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): [Investigar práticas em contexto]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2015. [Consult. 19 fev. 2016]. p. 181-192. Disponível em http://www.si.ips.pt/ese_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=29926>. ISBN 978-989-99447-0-1.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99447-0-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11412
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-1578426110/3_ebook_versao_final_web.pdfpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.titleAs tecnologias digitais na aula de matemáticapt_PT
dc.title.alternativeconceções e práticas de ensino de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage192pt_PT
oaire.citation.startPage181pt_PT
oaire.citation.titleEntre a teoria, os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contextopt_PT
person.familyNameTorres
person.familyNameBrocardo
person.givenNameJoão Vítor
person.givenNameJoana
person.identifier6bTT5nYAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-idC41E-FFFC-7676
person.identifier.ciencia-id6F1B-36A7-BE1D
person.identifier.orcid0000-0002-0526-7332
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublication89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78
relation.isAuthorOfPublication280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery89d23e94-2a84-4d18-b114-91625c0f9b78

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As tecnologias digitais na aula de matemática - pp. 181-192.pdf
Size:
347.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: