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Abstract(s)
No âmbito do projecto AREA (Avaliação Reguladora no Ensino e Aprendizagem)xvii um conjunto de
professores tem vindo a realizar investigação acerca da avaliação enquanto dispositivo regulador da
aprendizagem.
A presente comunicação ocorre no âmbito desse trabalho e diz respeito ao percurso feito numa sala de
educação pré-escolar, durante três anos lectivos, onde a organização e utilização de Portfolios foi
sofrendo mudanças e reajustamentos acabando por se assumir como um instrumento que
simultaneamente passou a ser de avaliação e de planificação curricular.
A intervenção centra-se no modo como a utilização deste instrumento, inicialmente de avaliação
partilhada, se foi constituindo ele próprio como o centro da acção das crianças, num processo que o
foi transformando, em simultâneo, num instrumento de gestão curricular para a educadora, num
mecanismo de organização pessoal para as crianças e, num poderoso recurso para a aprendizagem de
saberes que sustentam a construção de competências. Pode concluir-se que este processo exige uma
intencionalidade deliberada que implica um acto teórico e que se pode transformar numa metodologia
de trabalho em parceria com os alunos.
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Citation
Bondoso, T. & Pinto, J. (2009). O portefólio e a gestão curricular na educação pré-escolar. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 3897-3909). Braga: Universidade do Minho.