Publication
A transversalidade da literatura infantil em contexto pré-escolar
| dc.contributor.author | Martins, Lúcia Maria Cruz | |
| dc.date.accessioned | 2013-01-24T16:45:40Z | |
| dc.date.available | 2013-01-24T16:45:40Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | A Educação Pré-Escolar é uma etapa decisiva na formação da criança enquanto indivíduo, tendo esta o dever de proporcionar situações de contacto com a literatura, promovendo o desenvolvimento global – cognitivo, psicoemocional, cívico, moral, estético e linguístico – da criança. O contacto da criança com o livro de qualidade, desde os primeiros anos de vida, e com a Literatura Infantil em particular, é fundamental para promover uma iniciação estética e literária que será determinante no seu futuro enquanto leitora, uma vez que possibilita a descoberta do prazer da leitura, estimula a sua capacidade imaginativa e criativa, desenvolve a sua sensibilidade artística, a sua capacidade reflexiva e a aquisição de convenções literárias que lhe permitirão usufruir, de forma compreensiva, da riqueza e da polissemia da linguagem literária e da linguagem icónica. No entanto, em contexto educativo, a Literatura Infantil pode igualmente ser abordada numa perspetiva transversal e transdisciplinar, devido à sua vertente formativa e aos temas que, frequentes vezes, se relacionam com a educação para a cidadania, nas suas múltiplas facetas. Assim, neste Relatório Final pretendo apresentar um Projeto de Investigaçãoação que desenvolvi no âmbito da minha Prática e Intervenção Supervisionada (PIS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar na sala de atividades B do Jardim de Infância do Atalaião, tendo como tema “A Transversalidade da Literatura Infantil em contexto Pré-Escolar”. Para a elaboração deste projeto, considerei importante recuperar algumas das informações que compunham o meu Projeto de Observação/Relatório, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Observação e Cooperação Supervisionada, deste mesmo mestrado, partindo desses dados da observação do contexto de PIS para implementar um projeto de intervenção-ação centrado na abordagem transversal e transdisciplinar da Literatura Infantil, com crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/3640 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação | por |
| dc.subject | Projeto | por |
| dc.subject | investigação-ação | por |
| dc.subject | Literatura infantil | por |
| dc.subject | transversalidade | por |
| dc.subject | Pré-escolar | por |
| dc.title | A transversalidade da literatura infantil em contexto pré-escolar | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
