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Communication and Society Research Centre

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Ativismo feminista no facebook: uma análise comparada das páginas Não me kahlo (Brasil) e Capazes (Portugal)
Publication . Magalhães, Mara; Marôpo, Lidia; Amaral, Inês
Na atual terceira vaga do feminismo, as ferramentas digitais são utilizadas para promover a causa, evidenciando sentimentos de pertença e partilha e propondo novas representações sobre o papel social da mulher. Este artigo analisou de forma comparada o perfil no Facebook das páginas feministas brasileira e portuguesa com maior número de seguidores em março de 2016, respetivamente a Não me Kahlo (534 mil “curtidas”) e a Capazes (145 mil “gostos”). Utilizamos a ferramenta Netvizz para mapear o conteúdo e coletar dados sobre as interações nas páginas. Identificamos as temáticas agendadas nos posts com especial atenção ao Dia da Mulher, 8 de março, para uma análise das representações expressas nos discursos destas páginas. Os resultados sublinham as semelhanças e as diferenças nas temáticas abordadas em função das características das páginas e do contexto dos países. Em Portugal, os direitos das mulheres e da comunidade LGBT têm vindo a ser sedimentados pela legislação e gradualmente aceites socialmente. No Brasil, ainda se luta por avanços numa legislação conservadora em temáticas como a interrupção da gravidez e a união civil de homossexuais, sendo a violência de género uma preocupação central.
Between traditional and social media: news repertoires in Portugal
Publication . Silva, Marisa Torres da; Marôpo, Lidia; Brites, Maria José; Jerónimo, Pedro; Figueiras, Rita; Espírito Santo, Paulo; Santos, Sílvio Correia; Pacheco, Liliana; Amaral, Inês
In the study reported in this article, the diverse news media repertoires in Portugal are investigated using a Q-methodological approach. We analyse the participants’ perceptions of the experienced values of the cross-media news landscape (Schrøder, 2012) and identify seven news media repertoires: quality media lovers (R1); broadcast media consumers (R2); television news addicts, press consumers and social media avoiders (R3); news snackers (R4); online based-media and social media addicts (R5); online newspaper lovers and radio news avoiders (R6); and television, press and social/online-based media consumers (R7). A preference for traditional media, especially television, and increasing use of social media, constitute the salient features of the Portuguese national news repertoires.
A Review of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition» — a Cartography of the Borders of Narrative
Publication . Castro, Maria Guilhermina; Caires, Carlos Sena; Ribas, Daniel; Palinhos, Jorge
We present an overview and discussion of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition», which took place at Porto's Centre of Catholic University of Portugal in July of 2015, under the organization of the Research Centre for Science and Technology of the Arts (CITAR). Several scholars of different areas presented research about the uses and advances in narrative study and practice in a broad range of areas, giving some important insights about the latest developments in Narrative Studies, Ontology of Narrative and the uses of Narrative in Art, Cinema, Performance, Journalism, Marketing and Literature, among other fields. After briefly describing the main points of each presentation in the Colloquium we try to draw some conclusions and possibilities raised by the Colloquium and take a glimpse of future paths that the use of Narrative can end up taking.
Ativismo feminista no facebook: uma análise comparada das páginas Não me kahlo (Brasil) e Capazes (Portugal)
Publication . Magalhães, Mara; Marôpo, Lidia; Amaral, Inês
Levando em consideração o feminismo como movimento social e ativismo digital, analisamos comparativamente as páginas feministas brasileira e portuguesa com maior número de seguidores no Facebook, respectivamente Não me Kahlo e Capazes. Neste estudo exploratório, utilizámos a ferramenta Netvizz para mapear os conteúdos publicados em março de 2016, numa análise quanti‑qualitativa. Os resultados sublinham semelhanças nas temáticas abordadas que apontam para um enlace identitário (Pereira, 2011) entre os dois perfis, mas também diferentes ‘nós’ feministas (Tomazetti, 2015) em função das características de cada página e do contexto dos países. Na página portuguesa prevalecem narrativas individuais e pessoais, num tom intimista e confessional, com posições político‑partidárias pouco explícitas, num feminismo em primeira pessoa, próximo ao que Galloway (1997) chama de ciberfeminismo conservador. Na página brasileira, os discursos são fortemente politizados, em tons reativos, reivindicativos ou de denúncias, que remetem para o feminismo como causa coletiva, no que Boix e Miguel (2013) chamam de ciberfeminismo social.

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6817 - DCRRNI ID

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UID/CCI/00736/2013

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