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Verganista Martins Fernandes, Henriqueta Ilda

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  • Enfermagem e Famílias: conceções e práticas dos enfermeiros em unidades de internamento
    Publication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Carvalho, José Carlos; Fernandes, Ilda; Barbieri-Figueiredo, MC
    Face ao internamento de um membro, as famílias desenvolvem e procuram respostas diferenciadas, das experiências que vão acumulando enquanto sistemas vivos, não é possível ficar indiferente ao afastamento de um elemento da família, até porque sabemos, que este afastamento tem a particularidade de ser, por motivos de sofrimento, dor, incerteza, aproximação da morte e num espaço físico e social diferente do que habitualmente vivemos e procuramos ser felizes. O que nos levou a desenvolver um estudo em torno de um processo formativo In-door, cujo tema central foi a problematização da família em dois serviços de Medicina num hospital de grandes dimensões. Concebemos duas linhas de estudos com objetivos específicos centrados nos enfermeiros e nos familiares e doentes. A finalidade dos estudos centra-se na necessidade de compreender estes processos no ambiente hospitalar. Cada estudo controlou variáveis diferentes face aos atores e assim: satisfação de doentes e familiares, atitudes, stress e conflitos dos enfermeiros, satisfação para com o processo formativo. Os estudos seguiram metodologias de análise quantitativa seguindo um modelo de análise antes e depois de um processo formativo. O processo formativo revelou maior sustentação para a dimensão família como recurso de enfermagem, a qual prevê atitudes de suporte e a atribuição de menor relevância nas atitudes mais desfavoráveis, reveladas pela dimensão Família como um fardo. As situações sentidas como mais stressantes são o medo de errar em algum tratamento e o sofrimento. Os enfermeiros tendem a gerir o conflito com o familiar do utente de modo a beneficiar as duas partes, adotando maioritariamente os estilos Integração e Tendência ao Compromisso. A satisfação aumentou nos clientes homens e nos familiares de ambos os serviços; Os resultados demonstram que a satisfação aumentou depois do processo de formação, em alguns deles até coincidindo com o aumento do envolvimento, porém sem relação evidente, por a satisfação inicial já ser elevada e pela questão do envolvimento ser subjetiva.