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- Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”Publication . Purificação, Marcelo Máximo; Teixeira, Filomena; Catarino, Elisângela Maura; Santana, Maria Luzia Da Silva; Soares, Katielly Vila verde Araújo; Pereira, Vanessa AlvesEste texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpodo Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil –ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores -Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogiado Corpo -o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho –funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais.
- Nem Sagrada, Nem Profana – Simplesmente Geni: Representações culturais no canto de Chique Buarque de Holanda / Nor Sacred, Nor Profan - Simply Geni: Cultural Representations on the music from Chique Buarque de HolandaPublication . Purificação, Marcelo Máximo; Catarino, Elisângela Maura; Muller, Fabiano Hector Lira; Gonçalves, Ronne Clayton De Castro; Teixeira, Filomena; Paz, Claudia Denis Alves daA personagem Geni de Chique Buarque de Holanda, aparece como uma das figuras mais emblemáticas da música popular brasileira; vista e analisada por diversas áreas do conhecimento, Geni é alvo de várias verdades e conceitos. Este trabalho, não pretende desvendar quem é Geni, mas sim, suscitar diálogos e reflexões sobre as representatividades que essa figura nos traz, vistas a partir da letra da canção em liames com o aparato teórico dos Estudos Culturais (EC).