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  • Qual o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas? Jornalismo publico e deliberação política
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    Este artigo pretende discutir o papel do jornalismo público na relação que estabelece com as instituições democráticas contemporâneas. Para este fim, toma como principais referências o modelo de democracia deliberativa e as expectativas geradas nas últimas décadas pela ideia de jornalismo público (ou cívico), para avaliar a compatibilidade entre os dois paradigmas. Sustentado pela literatura, o artigo conclui sugerindo que o papel dos jornalistas na promoção da democracia será hoje de natureza diferente e com um campo de acção mais restrito do que os defensores do jornalismo público acreditam.
  • Pode a participação da comunidade ser gerada pela agenda da imprensa local? : práticas deliberativas na imprensa regional portuguesa
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    Que perceção têm os jornalistas sobre o papel dos cidadãos na vida democrática? Qual é o papel que os jornalistas atribuem ao público na construção da agenda informativa? O principal objetivo deste estudo é investigar a relação entre a imprensa local, os cidadãos e as práticas cívicas. Toma como ponto de partida uma abordagem teórica dupla - a teoria da democracia deliberativa e o movimento do jornalismo público - para avaliar o alcance de uma conceção de “jornalismo deliberativo”. No âmbito do projecto “Agenda dos Cidadãos: jornalismo e participação política nos media portugueses”, um conjunto de questionários foi aplicado a 45 jornalistas dos principais jornais regionaisem Portugal. Como enfoque na importância da agenda do cidadão para o processo de decisão dos jornalistas, os resultados mostram que, embora os jornalistas apreciem os princípios subjacentes aos movimentos do jornalismo público e da democracia deliberativa (o que sugere que uma consciência deliberativo estará a emergir), também expressam a persistência de uma abordagem própria do jornalismo convencional.
  • Deliberation in the classroom : on the potential of deliberative ideals for a more civic education
    Publication . Baptista Ferreira, Gil
    This article seeks to answer a very simple question: what is promising about deliberation in school education?For that, it sets out to examine how deliberative democracy can provide new ways to consider educational practices, from a civic perspective. In other words, it seeks to identify the possible and advantageous approaches linking the ideals of deliberative democracy and the educational process. It starts reviewing the idea of public deliberation, presenting it as a proposal to achieve informed, participated and founded decision-making. It could be possible to obtain a more civic and autonomous process of education throughan ethical use of discourse (Habermas). In the second part of the article, we will attempt to show how deliberative ideals can be applied, advantageously, in the classroom. To this extent, the autonomy of individuals (students) to participate in reasoningprocesses of problem solving as well as the ability to receive and accommodate different views and diverse experiences will be emphasized. This perception highlights the need to incorporate deliberative normative ideals in the classroom.