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- O PAPEL DO ENVOLVIMENTO NO CONSUMO DE EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS DE SURFPublication . Reis, Patrícia; Carvalho, RuiO conceito de ‘envolvimento’ no contexto do turismo, enquanto fator capaz de influenciar o processo de decisão do consumidor, define-se essencialmente como a relevância que um indivíduo atribui a um produto turístico face às suas necessidades, valores e interesses e, tem sido utilizado como uma ferramenta para medir o comprometimento e a importância dos consumidores relativamente aos produtos, serviços e experiências turísticas. Consequentemente, está relacionado com atitudes comportamentais e, neste âmbito, a literatura sugere que indivíduos com diferentes níveis de envolvimento demonstram atitudes e comportamentos, igualmente, diferentes. O ‘turismo criativo’ oferece aos visitantes a oportunidade de desenvolver o seu potencial criativo através da participação ativa em cocriação de experiências caraterísticas dos destinos turísticos (experiências de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento) permitindo, por um lado, aos visitantes descobrir e experienciar o destino de forma menos massificada, e por outro lado, diversificar e diferenciar a oferta turística, através da otimização dos recursos existentes. A prática do turismo criativo proporciona a realização de diversas experiências criativas, entre elas as relacionadas com a experiência da prática do surf. Considerando a importância de estes dois conceitos no âmbito do turismo, este estudo exploratório tem por objetivo analisar a relação existente entre o envolvimento e criatividade de um destino, relativamente às experiências criativas de cariz desportivo, nomeadamente, à experiência do surf, no que respeita aos que proporcionam a experiência criativa no destino (oferta), e os que usufruem da mesma – visitantes desportivos/criativos (procura). Pretende-se, assim, medir o nível de envolvimento em função da prática do surf for regular ou ocasional (praticantes ocasionais e praticantes regulares), a fim de perceber qual o papel que este construto desempenha, quer para a procura (no consumo de experiências consoante o nível de comprometimento) quer para a oferta (na cocriação de experiências). Em termos metodológicos, e face ao caráter exploratório do estudo, o procedimento de pesquisa adotado terá por base a aplicação de inquéritos por entrevista semiestruturada, cujo guião será desenvolvido a partir da revisão da literatura efetuada sobre o tema. A seleção dos indivíduos incidirá em dois grupos: do lado da procura, a praticantes de surf por tempo e frequência de prática (ocasionais e regulares); do lado da oferta, aos promotores da experiência do surf (escolas de surf). As entrevistas serão realizadas na Ericeira, região selecionada pelo método da saturação. Para a análise de dados proceder-se-á a uma análise de conteúdo por categorias. Para medir o envolvimento com o surf é adotada a proposta de pesquisa de autores devidamente identificados na revisão da literatura, em relação às dimensões de atração, autoexpressão e centralidade. Este estudo encontra-se na fase da elaboração do guião de entrevista, tendo em conta que a revisão da literatura já foi realizada. A conclusão do trabalho permitirá identificar experiências criativas de surf em destinos turísticos criativos associados ao surf, em função do nível de envolvimento dos visitantes com esta atividade desportiva, no sentido de perceber como construir uma experiência de surf adequada aos vários segmentos de mercado.