Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Formação pedagógica de professores no ensino superior: articulação de competências transversais e TIC em contexto de pandemiaPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário; Ferreira, Elsa; Torres, João; Baía, Mário
- A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possívelPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaO artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.