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  • Quais as barreiras à participação de cuidadores informais de pessoas dependentes num programa psico-educacional?
    Publication . Abreu, Margarida; Silva, Alcione; Nilza Caldevilla, Maria
    Introdução: Os programas psico-educacionais têm sido amplamente recomendados como estratégia para fornecer informações e apoio aos cuidadores informais de pessoas dependentes. No entanto, a literatura aponta para níveis muito baixos de participação nestes programas devido a várias barreiras. Assim, o nosso objetivo foi analisar as barreiras para a participação dos cuidadores informais de idosos dependentes num programa psico-educacional realizado numa unidade de saúde na Trofa. Metodologia: Estudo qualitativo realizado com 13 cuidadores informais de pessoas idosas dependentes. Como técnica de colheita de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Na análise dos dados recorremos à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: As barreiras “situacionais” foram as mais relatadas pelos participantes (n = 9), ou seja, ter que acompanhar as pessoas dependentes a consultas médicas, a falta de tempo devido á prestação de cuidados. Dois participantes referiram barreiras “psicossociais”, ou seja, a falta de interesse em aprender e dois apontaram barreiras “informativas”, ou seja, desconheciam o horário da sessão. Os resultados deste estudo vão de encontro aos de outros estudos. Conclusão: Os resultados deste estudo podem ajudar os enfermeiros a identificar as barreiras para a participação das pessoas cuidadoras em programas psico- educacionais e a desenvolver estratégias específicas para eliminar essas barreiras.