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- Os Centros de Apoio à Criação de Empresas enquanto promotores do desenvolvimento regionalPublication . Dominguinhos, Pedro; Pereira, RaquelEste trabalho analisa o contributo dos CACE, incubadoras empresariais, para a promoção do desenvolvimento regional. Baseado em 6 entrevistas aos Directores destas estruturas e em 21 estudos de caso de empresas incubadas, para além da análise dos relatórios de actividades no período 2000-2004, foi possível constatar que estas incubadoras dirigidas a promover o desenvolvimento económico desempenham um papel relevante no aparecimento e sustentabilidade de novas empresas, promovendo também a temática do empreendedorismo. As novas empresas criadas reflectem, na maioria dos casos, uma capacidade de gerar serviços e produtos inovadores para as regiões em causa, promovendo o desenvolvimento regional. Estamos na presença de uma nova geração de empreendedores, 70% possui o grau de licenciatura, capazes de gerar empregos mais qualificados, quando tomamos por comparação a média nacional, ao mesmo tempo que fixam capital humano elevado em regiões carenciadas.
- Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e socialPublication . Dominguinhos, Pedro; Pereira, Raquel; Silveira, RogérioEste artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.
- Empreendedor, oportunidade, projecto: o trinómio do empreendedorismoPublication . Simões, Vítor Corado; Dominguinhos, PedroNum mundo onde a mudança é uma palavra constante, o empreendedorismo tem sido apontado como fulcral para o incremento da competitividade, emprego e bem-estar das economias. Apesar desta importância, no campo académico assistimos à tentativa de afirmação como campo científico autónomo, com as naturais dificuldades inerentes a esta fase embrionária, nomeadamente nas definições utilizadas. Este trabalho discute os vários conceitos de empreendedorismo, destacando um trinómio fundamental para sua compreensão enquanto processo: empreendedor, oportunidade e projecto empreendedor. À luz deste trinómio, e considerando a interacção com o contexto, é proposto um quadro de análise do processo empreendedor, onde se realçam as interacções entre o trinómio e os mecanismos de retroacção e de aprendizagem existentes.