Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parentalPublication . Ribeiro da Silva, Cláudia; Veiga, Feliciano; Pinto, Élia; Ribas, AnaO envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objectivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afectiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of Parental Suport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, percepcionados pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de percepção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais.
- SeniorTec: senior tutorial program to teach technologies to studentsPublication . Geraldo, Filomena; Rodrigues, Bárbara; Marques, Sibila; Cunha, Cátia; Mendonça, Joana; Pinto, Élia; Grilo, MargaridaThe SeniorTec program was carried out in the framework of the European project Cordon Gris, its objective was to promote intergenerational relationships. The activity was hosted by the old persons who participate in the European project Cordon Gris and was attended by university students from Higher School of Health of Alcoitão and ISCTE-University Institute of Lisbon. Learning sessions were delivered in this action: a Nutrition Workshop and a Financial Education Workshop. After this, an intergenerational contact session took place by using the Cordon Gris app. The SeniorTec program could promote a more positive image of aging and deconstruct negative stereotypes. Valuing older people in technology can act as a powerful vehicle to improve images of aging and to encourage intergenerational contact.