Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Percurso das necessidades em Cuidados de Enfermagem nos Clientes submetidos a Artroplastia da Anca
    Publication . Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia
    Na procura da qualidade dos cuidados, a intervenção do enfermeiro deve ser centrada no cliente e nas suas necessidades. Ao explanar o processo de cuidados do cliente submetido a artroplastia da anca, questionámos se as necessidades identificadas pelos clientes serão as mesmas que foram identificadas pelos enfermeiros que lhes prestaram cuidados e partimos para um estudo de caso do tipo descritivo, relacional de medidas repetidas. A amostra foi constituída por 30 clientes, questionados em três fases distintas (préinternamento, 3ºdia de pós-operatório e na alta). Os resultados revelaram existir discrepâncias entre as necessidades dos clientes e os cuidados prestados. A discrepância obtida é mais acentuada ao 3º dia de pós-operatório do que no momento da alta. Sobre a continuidade de cuidados observam-se intervenções pontuais e não uniformizadas.
  • Cuidar das famílias com um idoso dependente por AVC: Do hospital à comunidade – Um desafio
    Publication . Araújo, Isabel Maria; Paúl, Constança; Martins, MM
    Com este estudo foi nossa intenção compreender e analisar o apoio fornecido pelos enfermeiros ao cuidador de indivíduos dependentes por AVC, na preparação e continuidade de cuidados e após a alta clínica. A sua finalidade é contribuir para a melhoria da assistência dos enfermeiros ao indivíduo dependente e sua família. Para tal, recorremos a um estudo de natureza qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada para a colheita de dados. Entrevistamos 12 cuidadores informais de indivíduos idosos dependentes por AVC pertencentes a famílias de quatro regiões geográficas do distrito do Porto e Braga. Os achados revelaram que a educação para a saúde realizada junto dos cuidadores, foca essencialmente o cuidar instrumental, em que o enfermeiro de cuidados diferenciados identifica mais auto-cuidados não havendo continuidade da orientação, instrução por parte do enfermeiro dos cuidados de saúde primários. Cuidam só do indivíduo dependente descorando o cuidador principal e a família.
  • Dos contextos da prática à (co)construção do modelo de cuidados de enfermagem de família
    Publication . Figueiredo, Maria; Martins, MM
    Face aos desafios que se colocam aos enfermeiros, no desenvolvimento de cuidados centrados na família como contexto e unidade de intervenção, realizamos uma pesquisa direcionada para a intervenção familiar, no contexto dos Cuidados de Saúde Primários. De natureza qualitativa, adotamos a metodologia de investigação-ação numa trajetória de cinco etapas, integradas num ciclo de estudos. Dos resultados do diagnóstico, através da análise comparativa dos modelos conceituais com as práticas de cuidados à família, emergiu a necessidade da mudança iniciada com um processo formativo. Tendo como referenciais o Modelo Sistémico, o Modelo Calgary de Avaliação da Família e o Modelo Calgary de Intervenção na Família, reconstruiu-se o modelo de cuidados de enfermagem à família, operacionalizando-o através da definição das áreas de atenção e intervenção. A co-construção do modelo a partir das necessidades identificadas pelos enfermeiros, legitimado pelas tomadas de decisão dos mesmos,constituiu-se como base de discussão no contexto da enfermagem de famílila
  • Cuidar de idosos dependentes no domicílio: desabafos de quem cuida
    Publication . Araújo, Isabel Maria; Paul, Constança; Martins, MM
    Com este estudo foi nossa intenção identificar quem é o cuidador principal de idosos dependentes no domicílio e que mudanças ocorrem na vida do cuidador e de sua família quando um elemento se torna dependente. Recorremos a um estudo de natureza qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada. Entrevistamos 12 cuidadores informais de indivíduos idosos dependentes por AVC, pertencentes a famílias dos distritos do Porto e Braga (Portugal). A finalidade deste trabalho é contribuir para a melhoria da assistência da enfermagem à família. Os achados revelaram que os cônjuges e filhas são os principais cuidadores dos idosos dependentes no domicílio. Ao assumirem o papel de cuidador suas vidas são transformadas, ocorrendo mudanças essencialmente no seu papel social, nas atividades de lazer e, em alguns casos, na atividade profissional. A maioria destes cuidadores tem apoio de filhos, de alguns amigos e vizinhos. Identificaram-se alterações e reorganizações na estrutura, função e processo da unidade familiar.