Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Modelos de prática profissional de enfermagem: revisão integrativa da literaturaPublication . Ribeiro, Olga; Martins, MM; Tronchin, DaisyEnquadramento: Nos últimos anos, muitas organizações de saúde internacionais, têm valorizado os modelos de prática profissional de enfermagem como uma ferramenta para alcançar a excelência nos resultados dos clientes e dos enfermeiros. Objetivo: Analisar a produção científica relativamente aos modelos de prática profissional de enfermagem, no contexto hospitalar, publicada na última década. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de acordo com a metodologia PICO (participantes, intervenção, contexto e resultados), cuja colheita de dados foi realizada em dezembro de 2015, nas bases de dados CINAHL e MEDLINE. Resultados: A análise dos 17 artigos incluídos no estudo permitiu identificar 4 temáticas relevantes (modelos de prática profissional de enfermagem; elementos dos modelos de prática profissional de enfermagem; benefícios dos modelos de prática profissional de enfermagem e desenvolvimento, implementação e avaliação dos modelos de prática profissional de enfermagem). Conclusão: As evidências mostram que o desenvolvimento e a implementação de modelos de prática profissional de enfermagem constituem desafios significativos, que uma vez atingidos, fornecerão as bases para uma prática de enfermagem de excelência.
- Perceção dos enfermeiros sobre a qualidade em saúde no bloco operatórioPublication . Gomes, José; Martins, MM; Tronchin, Daisy; Fernandes, Carla SílviaResumo: Enquadramento: A qualidade em saúde é uma responsabilidade crescente, designadamente no bloco operatório, e está associada ao investimento de cada profissão, entre eles os enfermeiros. Objetivo: Avaliar a perceção dos enfermeiros sobre a qualidade em saúde, no bloco operatório, no âmbito da estrutura, processo e resultado. Metodologia: Estudo descritivo, com uma amostra de 748 enfermeiros com pelo menos 2 anos de atividade no bloco operatório. Através de um questionário eletrónico foram aplicadas as escalas - Indicadores de Estrutura no Bloco Operatório (IEBO), Processos de Qualidade Assistencial no Bloco Operatório (PQABO) e Resultados de Qualidade no Bloco Operatório (RQBO). Resultados: As melhores avaliações recaem sobre o resultado, em oposição, as avaliações mais baixas recaem sobre as dimensões da estrutura designadamente Circuitos no bloco operatório, Continuidade na assistência de enfermagem e Especificidades dos grupos profissionais. Conclusão: A avaliação da qualidade do bloco operatório assume real importância pelo papel preponderante que o enfermeiro pode desempenhar a este nível, designadamente planeando ações de correção e melhoria para a qualidade e segurança dos cuidados.
- Modelo explicativo da sustentação das práticas profissionais em enfermagemPublication . Ribeiro, Olga; Martins, MM; Tronchin, Daisy; Silva, João