Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democraciaPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Gomes, E. X.; Gonçalves, Teresa Nico RegoNeste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação.