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Perdigão Silva Mendes Andrade, Maria Cláudia

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  • Relações públicas e género : estudo sobre expectativas dos estudantes de comunicação organizacional relativas ao futuro profissional
    Publication . Sobreira, Rosa; Andrade, C.
    A presença feminina no campo profissional das relações públicas tem originado estudos que procuram analisar as implicações desse predomínio para as práticas profissionais, para o estatuto profissional e para as próprias organizações (Broom, 1982; Broom & Dozier, 1986; Creedon, 1991; Grunig et al, 2000; Toth, 2001; Aldory & Toth, 2001; Dozier et al, 2013). Os estudantes de comunicação organizacional preparam-se para serem a próxima geração de profissionais de relações públicas. Nesse sentido, importa conhecer as suas expectativas sobre as relações entre a igualdade de género na profissão de relações públicas e na carreira profissional e as suas repercussões no respectivo domínio. Assim, o presente estudo, efetuado junto de 131 de estudantes comunicação organizacional, pretendeu analisar, de forma exploratória, as expectativas relativas à igualdade de género no exercício da profissão de relações públicas. Os resultados evidenciam que, de um modo geral, os estudantes apresentam expectativas positivas em relação à existência de igualdade de género na profissão. No entanto, verificou-se, também, que os estudantes e as estudantes diferem no que diz respeito às expectativas de igualdade entre géneros relativamente aos salários, à importância dada ao apoio para a conciliação trabalho/família e às competências para o exercício da atividade. Os resultados serão analisados e discutidos no quadro da formação dos futuros profissionais das relações públicas.
  • Igualdade de género nas profissões da comunicação : as representações das jovens estudantes
    Publication . Sobreira, Rosa; Andrade, C.
    Partindo das perspetivas das jovens estudantes de comunicação, o presente estudo pretende conhecer as representações sobre a igualdade de género nas profissões de comunicação. Recorrendo-se a um questionário com questões abertas, junto de uma amostra de estudantes do sexo feminino a frequentar o primeiro ano de uma licenciatura em ciências da comunicação, foi possível obter as representações das mesmas em torno de três temas principais: igualdade de género no acesso às profissões de comunicação, igualdade de género no exercício das profissões de comunicação e igualdade de género na gestão do trabalho e da vida pessoal e familiar. Os resultados, que apontam para a persistência de estereótipos de género em todas as dimensões analisadas evidenciam, também que as participantes no estudo sentem que o facto de serem mulheres condiciona o acesso às profissões da comunicação, a progressão na carreira e a conciliação entre o trabalho e vida familiar. Os resultados são analisados à luz da importância da promoção da igualdade de género tanto ao nível da formação como ao nível das práticas em contexto de trabalho.
  • Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
    Publication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.
    O presente estudo analisou, numa amostra de 70 estudantes da licenciatura em Comunicação Organizacional, as perceções sobre o papel da responsabilidade social organizacional e o modo como as organizações podem atuar, junto dos colaboradores, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. A análise correlacional entre as dimensões das escalas escala de perceção do papel de responsabilidade social (RS) e da escala de expetativas de comunicação fora de horário de trabalho permitiu identificar uma correlação positiva e significativa entre a RS e sucesso e competitividade (obstáculo) e as expetativas de comunicação para além do horário de trabalho. Os resultados são discutidos no âmbito da formação académica promotora de reflexão e ação orientadas para a valorização da sustentabilidade organizacional e o bem-estar do colaborador.