Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Cagica Carvalho, Luísa Margarida

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Utilização de estratégias pedagógicas diversificadas para o ensino de economia a alunos de gestão no ensino politécnico
    Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Dominguinhos, Pedro
    Este trabalho descreve experiências de ensino de economia a alunos de gestão, em duas disciplinas: Princípios de Economia (disciplina de carácter introdutório) e Ambiente Económico (disciplina de continuação), através da diversificação das estratégias de aprendizagem, distanciando-se do ensino tradicional expositivo onde o docente é o principal protagonista. Considerando, a natureza específica de cada disciplina, na disciplina introdutória deverão ser adquiridos conceitos instrumentais, de uma forma clara que permita gerar segurança, para que, quando aplicados na disciplina de continuação os alunos sejam capazes de questionar e discutir. Ou seja, a disciplina introdutória transmitiria um saber certo (mais próximo do ensino secundário), enquanto que, a disciplina de continuação apostaria num saber relativo, questionável e apelante ao espírito crítico. Estas estratégias pedagógicas diversificadas permitem responder de forma mais adequada a turmas cada vez mais heterogéneas e aumentar a literacia económica.