AFA - DA - ACPA - Trabalhos Finais de Mestrado
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- Ameaças globais: o terrorismo de matriz islâmica na globalizaçãoPublication . Lopes, João; Ameaças, Globalização; Matriz islâmica, TerrorismoO sistema internacional atravessa, em pleno século XXI, uma transição incerta na estabilidade e ordem mundiais. Num mundo profundamente globalizado, em que os fenómenos de aproximação social, económica, política e cultural definem uma linha muito ténue entre a escala da violência e a construção de uma paz comum, emerge o objeto de estudo da investigação. O terrorismo de matriz islâmica é, não só, um fenómeno moderno, como também um movimento fundamentalista profundamente conhecedor das vantagens da era moderna em que claramente se assumiu. Na atualidade, com os naturais avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, dimanados da onda da globalização que inundou a cena internacional, a ameaça do terrorismo de matriz islâmica pôde potenciar a sua estratégia. A capacidade de alcance dos grupos extremistas islâmicos atinge, na atualidade, a fasquia milenar da influência à escala global. A emergência desta ameaça internacional reúne o alarmismo dos Estados mundiais, perspetivando uma das principais preocupações da segurança internacional. O papel das organizações/entidades governamentais e não-governamentais parece ter, mais de que nunca, uma importância crucial na atenuação das ameaças globais. A vitalidade da coordenação de esforços à escala planetária, entre as várias organizações e entidades nacionais e transnacionais, revela-se crucial para as mudanças e perigos emergentes deste século. A globalização da sociedade contemporânea tem facilitado a projeção de redes terroristas. No entanto, deve ser encarada como um fenómeno potencialmente contributivo para a diminuição do terrorismo de matriz islâmica. Num mundo acompanhado por uma permanente evolução, consubstanciado num espírito de união e cooperação da comunidade internacional, poderá perspetivar-se uma necessária aliança das civilizações, fundamental para se atingir uma desejável e permanente aproximação étnica, racial, religiosa e cultural, tal como um entendimento político-ideológico, económico e social.
- Application of artificial intelligence to the detection of foreign object debris at aerodromes’ movement areaPublication . Almeida, João Miguel Brito deThe present dissertation aims to develop a preliminary low-cost and passive system that detects Foreign Object Debris (FODs) at aerodromes based on computer vision with neural networks. FODs are a twofold problem involving safety risks and high associated costs. Although some systems already exist to detect FODs, these are based on radars, making them expensive. We build a dataset of images to test the viability of this solution, which other authors have already attempted, but the datasets are not publicly available. Moreover, we build a simplified system architecture to capture the images. In parallel, we develop a software pipeline that starts with image capturing scripts and ends in evaluating the models of neural networks we selected. The datasets created result from three different electro-optical sensors: visible, near-infrared and long-wave infrared. From the first, resulted a dataset of 9,260 images, 5,672 from the second and 10,388 from the third. Our approach to this problem is based on supervised learning with image classification and object detection, and we train the models in subsets of the datasets. We choose Xception as the neural network for image classification, achieving a 98.86% accuracy. In the case of object detection, we opt for a single-stage detector – YOLOv3 –, achieving an AP of 91.08%. Finally, we test the same models on new examples and verify a decrease in their performance to 77.92% accuracy for the classifier and 37.49% AP for the detector.
- Avaliação da qualidade do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar: estudo prático à especialidade de Piloto AviadorPublication . Monteiro, VascoVoar é, na sua essência, a ação de livre mobilidade na atmosfera. Consiste num movimento nos três eixos de direção: longitudinal, transversal, vertical. Voar é um movimento anómalo para o Homem já que ele só está habituado a movimentar-se nos eixos transversal e vertical. Voar é também a habilidade de tomar decisões num curto espaço de tempo. Voar envolve preparação prévia e treino de modo a resolver emergências que possam ocurrer, internas ou externas à aeronave. Dito isto, o desejo de ser um piloto, especialmente militar, não é suficiente. É necessário todo um conjunto de características físicas e psicológicas para o ser. Uma vez que as organizações modernas se deparam com ambientes muito difíceis e dinâmicos, é indiscutível afirmar que os seus recursos humanos precisam de estar previamente preparados. Um primeiro passo a implementar será a gestão de competências, que cada vez mais comprova sua importância na gestão de recursos humanos. A Força Aérea Portuguesa não é excepção. Modelos de competências podem ser aplicados no recrutamento, seleção, progressão na carreira, no entanto, a presente dissertação é uma tentativa de aplicar um modelo de competências na Academia de Força Aérea nomeadamente no Mestrado em Aeronáutica Militar, especialidade de Piloto Aviador. Utilizando um modelo de análise de qualidade baseado em competências, aliado ao conhecimento da Gestão de Competências, este trabalho procura dotar ferramentas de análise de qualidade inovadoras utilizando como caso prático o curso dos Pilotos Militares portugueses.
- Avaliação do Desempenho do Sensor AGL (Laser-Altímetro) como Sistema Auxiliar para Aproximação e Aterragem Automática de UAVPublication . Perestrelo, PedroOs recentes avanços tecnológicos levaram ao desenvolvimento de sistemas de navegação mais precisos e de veículos aéreo não-tripulados (UAV) cada vez mais autónomos que, por sua vez, diminuíram significativamente o número de tarefas a realizar pelos operadores no solo. Com o propósito de reduzir o erro altimétrico do sistema DGPS, utilizado a bordo das plataformas Alfa-Extended da Força Aérea para a realização de aterragens automáticas, optou-se por utilizar um Laser-Altímetro com um erro teoricamente mais baixo. Desta forma, esta dissertação tem por objetivo a análise do desempenho do Sensor AGL, em termos de precisão e exatidão, enquanto sistema auxiliar para aproximação e aterragem automática de UAV. Para a concretização deste objetivo começou-se por desenvolver o driver do Sensor AGL, seguindo-se de todo o software e hardware necessário para os testes e dos scripts para pós-processamento dos dados recolhidos. Posteriormente foram realizados os testes no solo e em voo, permitindo a análise do desempenho deste sensor na realização de medições sobre várias superfícies, a várias distâncias, velocidades e ângulos de incidência. Assim, graças à metodologia seguida nesta dissertação, verificou-se uma precisão e exatidão altimétrica, por parte do Sensor AGL, claramente superior ao do sistema DGPS, registando-se um erro máximo de 0,3 m. Embora a taxa de amostragem obtida se tenha verificado inferior à anunciada pelo fabricante e tenham sido registados alguns erros em função do ângulo de incidência do feixe, estes fatores não foram considerados condicionantes para a realização de aterragens automáticas. Desta forma, concluiu-se que é vantajosa a utilização do Sensor AGL para a redução do erro altimétrico do sistema DGPS, recomendando-se que, no entanto, as medições de baixa resolução não sejam utilizadas para a aterragem e aconselhando cautela na operação sobre superfícies muito molhadas.
- Avaliação dos riscos psicossociais nos Pilotos Aviadores da Força Aérea PortuguesaPublication . Alves, MiguelEste trabalho de investigação tem como objetivo principal avaliar a que fatores de risco psicossocial os Pilotos Aviadores da Força Aérea Portuguesa (FAP) estão sujeitos. A amostra composta por 62 indivíduos corresponde a 33% da população-alvo existente. A recolha de dados foi feita seguindo uma metodologia quantitativa por questionário, com a aplicação da versão média do COPSOQ II. Os indivíduos apresentaram fatores de engagement como a inexistência de comportamentos ofensivos e insegurança laboral. Igualmente observam o trabalho com possibilidades de desenvolvimento, confiança horizontal, espírito positivo da comunidade no local de trabalho e sensação de significado no trabalho. Exigências quantitativas, ritmo de trabalho, exigências emocionais, influência no trabalho, transparência do papel laboral desempenhado, recompensas, conflitos laborais, apoio social de superiores, qualidade de liderança, confiança vertical, justiça e respeito, satisfação no trabalho e conflito trabalho/família são considerados riscos moderados que carecerão de medidas de prevenção. As exigências cognitivas, relacionadas com tomadas de decisão difíceis, atenção necessária e capacidade de propor novas ideias no trabalho, revelaram ser um fator de risco severo, podendo necessitar de ações interventivas nesta área. As contribuições deste estudo reforçam a importância que as pessoas têm numa organização como a FAP. Assim, os investimentos em recursos humanos, financeiros e materiais, na prontidão das aeronaves, implicam que os Pilotos Aviadores se encontrem física e mentalmente na melhor forma para cumprir a missão em excelência. Para isto, é necessário perceber o ambiente psicossocial a que estão sujeitos e consequentemente a que riscos estão mais vulneráveis, de modo a serem prevenidos.
- Avaliação e comparação de pilotos automáticos para uso no contexto dos Unmanned Aircraft Systems (UAS)Publication . Silva, HenriqueDada a evolução da tecnologia e o crescente número de utilizadores de sistemas aéreos com capacidade de voo autónomo, existem atualmente diversos sistemas de piloto automático disponíveis, passíveis de serem integrados nas plataformas autónomas da Força Aérea Portuguesa (FA). Estas soluções agrupam-se essencialmente em dois conjuntos: o primeiro refere-se aos sistemas closed source, sendo estes testados e comercializados como produto final; o segundo representa os sistemas open source, possíveis de serem customizados e alterados pelo utilizador segundo as suas necessidades. A integração de um piloto automático numa aeronave não tripulada apresenta alguns desafios a considerar. Cumprir com os requisitos de aeronavegabilidade permitindo a integração em espaço aéreo não segregado e responder às exigências operacionais das Forças Armadas (FFAA), são aspetos decisivos no desenvolvimento deste tipo de plataformas. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo determinar, de uma pré-seleção de pilotos automáticos incluindo sistemas fechados e open source, aquele que conferirá maiores vantagens uma vez integrado nas plataformas aéreas da FA. A avaliação comparativa realizada teve por base critérios para certificação de aeronavegabilidade, publicados sob a forma de Standardization Agreements (STANAG), e publicações oficiais com a especificação dos requisitos operacionais das Forças Armadas (FFAA) para os UAS. Esta dissertação apresenta uma discussão detalhada sobre os pilotos automáticos, à luz dos requisitos identificados, tendo em conta o nível de complexidade e esforço de integração que cada solução implica. Decorrendo da metodologia adotada foi possível concluir que ambos os pilotos automáticos analisados apresentam semelhantes capacidades, porém em diferentes estados de maturação.
- Capital psicológico positivo como preditor do desempenho percebido: estudo aplicado aos alunos da Academia da Força AéreaPublication . Margarido, Gonçalo Filipe CantanteO presente estudo tem como principal objetivo analisar a influência do capital psicológico positivo no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Assim, foi analisada a relação entre estas duas variáveis, adicionando ainda o work engagement como variável mediadora nesta relação. Desta forma, o capital psicológico positivo promove o work engagement, que por consequência estimula a um melhor desempenho por parte dos alunos. Quanto à variável desempenho, esta foi analisada através do desempenho de tarefa, do desempenho contextual e dos comportamentos de trabalho contraproducentes. Para conduzir esta investigação, realizou-se um estudo de natureza correlacional, transversal, com uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário. A amostra foi composta por 242 alunos da Academia da Força Aérea. Os resultados confirmaram existir uma relação positiva e significativa entre o capital psicológico positivo e o work engagement, para com o desempenho individual. Relativamente às três vertentes de desempenho, à semelhança da literatura, provou-se existir uma relação positiva e significativa entre, tanto o capital psicológico positivo como o work engagement, para com o desempenho de tarefa e contextual, e negativa e significativa com os comportamentos de trabalho contraproducentes. Confirmou-se ainda a mediação parcial entre as três variáveis estudadas. Esta investigação permitiu expandir o conhecimento das variáveis que conduzem a melhores níveis de desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea, fornecendo a informação necessária, para que com as ferramentas certas, tais como programas de desenvolvimento do capital psicológico positivo, se consiga investir esforços nos preditores do desempenho individual.
- Caracterização do Sistema de Propulsão do UAS ANTEX X-02Publication . Pereira, AndréOs Recursos Humanos são o elemento fulcral de qualquer operação, e assim, as operações aéreas não são exceção. Todavia, com a galopante evolução tecnológica tem-se vindo a assistir a uma mudança de procedimentos, na qual as tripulações outrora operando a bordo das aeronaves e expostas a elevados riscos, mantêm atualmente e de forma remota, o controlo das plataformas. É nesta sequência que surge o conceito de Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS), constituído pelas estações em terra, plataforma e link de comunicações. Atualmente, na Força Aérea (FA), o Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA), realiza investigação em tecnologia para estes sistemas, fabricando e operando os seus protótipos. Os sistemas propulsores assumem um papel preponderante no desempenho dos UAS, uma vez que é graças a estes que as aeronaves conseguem a velocidade necessária para vencer a força da gravidade e voar. Deste modo, a escolha de um bom sistema propulsor aliado ao conhecimento da sua caracterização é a chave para o sucesso da missão. No sentido de averiguar a caracterização dos sistemas propulsores operados no UAS ANTEX-X02 Alfa Extended, da FA, foram realizados ensaios e determinadas as suas características. Procurou-se analisar os sistemas propulsores em termos de impulso gerado e consumo específico, concluindo-se que o melhor hélice para cada motor é: • Toni Clark- Zenoah Titan ZG20: 16x8 APC • Toni Clark- Zenoah Titan ZG26SC: 16x8L MENZ-S • 3W- 3w 28i: 18x10 GRAUPNER Observou-se ainda que o melhor regime de operação para cada motor com o respetivo hélice, tendo em conta o menor consumo específico, é: • Toni Clark- Zenoah Titan ZG20- 6000 RPM • Toni Clark- Zenoah Titan ZG26SC- 7200 RPM • 3W- 3w 28i- 7200 RPM Com o intuito de facilitar e uniformizar procedimentos foi elaborado um manual com instruções sucintas para a operação de cada motor. Na presente tese de dissertação estudou-se a aplicabilidade do método The Bootstrap Approach ao Alfa Extended. Esta metodologia permite uma análise do desempenho da plataforma, num ambiente de operação real (em voo), revelando-se uma vantagem face aos testes em túnel de vento. Por fim, sendo o Alfa Extended uma plataforma aérea, existe todo o interesse em operá-la em conformidade com a legislação, não descorando a segurança da operação. Deste modo, averiguou-se qual a legislação aérea em termos de aeronavegabilidade, aplicável a esta aeronave.
- Caracterização do túnel aerodinâmico da Academia da Força AéreaPublication . Wemans, MiguelO túnel aerodinâmico da Academia da Força Aérea é uma infra-estrutura única a nível nacional, que permite a simulação de escoamentos em torno de modelos para validação de análise aerodinâmica e de estabilidade. De forma a tirar partido do seu potencial, é necessário garantir uma qualidade mínima do escoamento na zona de trabalho, nomeadamente um campo de pressão constante e escoamento perpendicular à secção de trabalho. Adicionalmente, revela-se fundamental saber as condições dos sensores de medição de forças e momentos aplicados nos modelos. Com o objectivo de dotar a Academia da Força Aérea com uma ferramenta que permita efectuar uma caracterização do escoamento, foi actualizado o sistema de atravessamento. Deste modo, torna-se possível recolher valores de pressão num volume da secção de teste do túnel aerodinâmico, com o formato de grelha rectangular com parâmetros definidos pelo utilizador. Com recurso à ferramenta desenvolvida na presente dissertação, foi efectuada uma caracterização do escoamento do túnel aerodinâmico. Deste modo, definiu-se um volume de uniformidade de pressão com dimensões 0,6×1,1×1,4 m. Dentro do volume, obteve-se uma variação de pressão dinâmica de 2,7%, um ângulo α médio de -0,92º e um β de -0,52º. Foi possível verificar que a balança de medição de forças e momentos do túnel aerodinâmico apresenta resultados reais. No entanto, o plano de simetria, quando exposto ao escoamento, poderá criar uma força no adaptador para um meio modelo de 10N, o que interfere com os resultados obtidos em análises anteriores. Desta forma, a Força Aérea obtém a capacidade de ser efectuada uma caracterização do escoamento do túnel aerodinâmico de forma célere. Conclui se também que todos os parâmetros que estão fora dos limites do projecto de implementação, já o estavam na última caracterização efectuada.
- Caracterização e Análise do Sistema de Combustível do UAV ANTEX X-02Publication . Maia, AndréEsta Dissertação de Tese de Mestrado surgiu enquadrada com as atividades de investigação e desenvolvimento levadas a cabo pelo Centro de Investigação da Academia da Força Aérea Portuguesa (CIAFA) no decorrer do PITVANT (Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados). Neste projeto, foram desenvolvidos vários Veículos aéreos Não tripulados, entre os quais a plataforma Alfa-Extended, uma evolução da plataforma Alfa. Em virtude de inicialmente se terem construído várias aeronaves da plataforma Alfa-Extended sem que tivesse sido criada uma documentação adequada ao trabalho desenvolvido, existe hoje uma lacuna a esse nível. Esta Dissertação tem como objetivo a caracterização do Sistema de Combustível desenvolvido, assim como a sua análise, a fim de se documentar a solução implementada e verificar se com o passar dos anos ocorreram danos no mesmo e assim obter uma visão global do seu estado atual. Para concretizar estes objetivos foi feita uma exaustiva revisão bibliográfica ao nível dos Sistemas de Combustível, assim como no que diz respeito a materiais compósitos, combustíveis, às reações químicas que ocorrem entre estes e também algumas soluções comerciais de materiais anunciados como quimicamente estáveis. A questão da Aeronavegabilidade também foi abordada para a análise desta plataforma, pelo que, devido à ausência de legislação nacional, foram consultadas informações de organizações de renome internacionais, tendo sido elaborados requisitos para a operação a partir destas. No desenrolar da dissertação é feita uma descrição pormenorizada de todos os componentes do Sistema de Combustível e é desenvolvido um modelo a três dimensões em software de desenho assistido por computador. Posteriormente é feita a descrição pormenorizada de como é processado o consumo de combustível a bordo da aeronave, e é determinado o combustível útil através de testes funcionais. É ainda descrito como se processa o abastecimento da aeronave. Tendo em conta que a aeronave é totalmente fabricada a partir de materiais compósitos, e dada a problemática que existe em torno das reações químicas entre estes materiais e os combustíveis foram ainda realizadas diversas experiências com vista a avaliar esta interação e quais os seus possíveis efeitos ao longo do tempo nos materiais utilizados na construção da aeronave. Para tal foram fabricados provetes e imersos em combustível durante 500 e 1000 horas para posterior análise aos combustíveis e avaliação da degradação das propriedades físicas do material compósito. Adicionalmente foi ainda criado um pequeno depósito de combustível com vista a avaliar a impermeabilidade do material utilizado.