RR|CERT - Livros e Capítulos de Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RR|CERT - Livros e Capítulos de Livros by Title
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Os arcos memoriais e marmoirais, da Idade Média à atualidadePublication . Costa, JoaquimEsta obra analisa um tipo de monumentos medievais, raros e enigmáticos, que apenas subsiste em Portugal, num total de sete, que se tenha conhecimento: Arco da Campeã (Vila Real), Memorial de Alpendorada (Marco de Canaveses), Memorial da Ermida (Penafiel), Marmoiral de Sobrado (Castelo de Paiva), Arco de Paradela (Tarouca), Memorial de Santo António (Arouca) e o Memorial de Odivelas (Odivelas). Para além da revisão da literatura, esta publicação aponta novas leituras e novos caminhos para um tema que, seguramente, não se esgota neste estudo, devido a estes monumentos estarem envoltos em lendas, tradições e mistérios.
- Aristocracia e mosteiros na Rota do Românico: a senhorialização dos vales do Sousa, Tâmega e Douro (séculos XI a XIII)Publication . Sottomayor-Pizarro, José Augusto DeCompreender o processo de senhorialização dos vales do Sousa, Tâmega e Douro em relação com a implantação monástica, desde o século XI até ao século XIII. Serão sobretudo destacadas, pela sua ancestral importância nesses territórios, as três estirpes aristocráticas (das cinco) que o Livro velho de linhagens aponta como responsáveis pela autonomia de Portugal: os Sousa (Sousões), os Ribadouro e os Baião. Outras famílias, muitas das quais descendentes das supra identificadas, serão alvo igualmente de referência (Barbosa, Tougues, Soverosa, Riba de Vizela, Portocarreiro, Guedões, Gondar, Gosende, Teixeira ou os de Paiva...), tal como as ordens militares do Hospital e do Templo, que também detiveram patrimónios significativos nesses territórios.
- A Eucaristia, fonte de misericórdia e de alegriaPublication . Fernandes, Isabel Maria; Meireles, Maria José Queirós; Pacheco, AlexandraCatálogo da exposição de arte sacra “A Eucaristia, fonte de misericórdia e de alegria”, iniciativa da Vigararia de Paços de Ferreira, com a colaboração da Rota do Românico, composta por peças que fazem parte do inventário do património móvel que as paróquias da Vigararia de Paços de Ferreira. A exposição surgiu no contexto da temática do Ano Santo da Misericórdia, que decorreu entre o dia 8 de dezembro de 2015 e 20 de novembro de 2016, proclamado pelo Papa Francisco.
- Gastronomia: património imaterial do Tâmega e SousaPublication . Andrade, Constança Vieira de; Ferreira, Daniela de Freitas; Vaz, Filipe Costa; Machado, João Nuno; Rota do RomânicoEste livro faz parte de uma coleção de quatro publicações dedicadas ao património imaterial nos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega. Esta coleção é o resultado de dois anos de levantamento no terreno e de pesquisas documentais, com a intenção de dar a conhecer a riqueza imaterial e patrimonial deste território desenhado por vales, rios e serras. Neste quarto e último livro, a gastronomia é o elemento aglutinador, com enfoque para um receituário com cerca de três dezenas de pratos e doces típicos do território, como o bazulaque ou verde, o capão à Freamunde, as lérias e o famoso Pão de ló de Margaride.
- I Congresso Internacional da Rota do Românico: comunicaçõesPublication . Rota do Românico (coord.)Resumos das comunicações apresentadas pelos Oradores no congresso que decorreu entre 28 e 30 de setembro de 2011, em Lousada.
- Manuel de Faria e Sousa: cidadão do mundo e das letras ao serviço de PortugalPublication . Costa, JoaquimManuel de Faria e Sousa é uma personalidade fulcral para compreendermos o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro numa determinada época e contexto histórico. Ali foi batizado e aprendeu as primeiras letras, mereceu menções nas suas obras literárias e, no final dos tempos, foi seu desejo ali ser sepultado. Homem das letras e um dos grandes divulgadores da obra de Luís de Camões, Manuel de Faria e Sousa é, contudo, uma figura controversa pelas opções pessoais e políticas assumidas durante uma das épocas mais conturbadas da nossa história: os sessenta anos de domínio filipino. Nesta publicação procurámos trazer à luz a essência de Manuel de Faria e Sousa, analisando o seu percurso pessoal e literário e entrecruzando-o com as vivências do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro no período que precedeu a Restauração da Independência de Portugal.
- Manuel de Faria e Sousa: cidadão do mundo e das letras ao serviço de PortugalPublication . Costa, JoaquimManuel de Faria e Sousa é uma personalidade relevante para compreendermos o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro (Felgueiras) numa determinada época e contexto histórico. Nesta casa monacal, Faria e Sousa foi batizado e aprendeu as primeiras letras, merecendo menções nas suas obras literárias e, no final dos tempos, foi seu desejo ser neste espaço religioso sepultado. Homem das letras e um dos grandes divulgadores da obra de Luís de Camões, Faria e Sousa é, contudo, uma figura controversa pelas opções pessoais e políticas assumidas durante uma das épocas mais conturbadas da nossa história: os sessenta anos de domínio filipino. Nesta publicação procurámos trazer à luz a essência de Manuel de Faria e Sousa, analisando o seu percurso pessoal e literário e cruzando-o com as vivências do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro no período que precedeu a Restauração da Independência de Portugal.
- Panteões, estruturas funerárias e espaços religiosos associados da Rota do RomânicoPublication . Rodrigues, JorgeO presente estudo sobre estruturas funerárias (mausoléus, galilés e simples túmulos) relacionadas com santos, reis e outras personalidades nacionais e regionais pretende evidenciar o lado simbólico que, por vezes, estava por detrás da construção desses espaços de passagem do reino terreno para o celestial e demonstrar a sua importância na relação com as ligações estratégicas que os monarcas nacionais ou as grandes famílias nobiliárquicas dos vales do Tâmega, Sousa e Douro tinham com certas casas religiosas, ajudando, desta forma, a perceber os poderes instituídos ao longo da Idade Média.
- Pintura Mural na Rota do RomânicoPublication . Bessa, PaulaEsta publicação pretende dar a conhecer os programas de pintura mural nos monumentos da Rota do Românico, os percursos artísticos dos grandes mestres do norte de Portugal e das suas oficinas, e os modos de cuidar e ornamentar os espaços religiosos pelos seus párocos e paroquianos.
- Rio: património imaterial do Tâmega e SousaPublication . Machado, João Nuno; Ferreira, Daniela de Freitas; Vaz, Filipe Costa; Fernandes, IsabelEste livro faz parte de uma coleção de quatro publicações dedicadas ao património imaterial nos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega. Esta coleção é o resultado de dois anos de levantamento no terreno e de pesquisas documentais, com a intenção de dar a conhecer a riqueza imaterial e patrimonial deste território desenhado por vales, rios e serras. Neste segundo livro, o rio é o elemento aglutinador, com enfoque para o árduo esforço dos arrais e mareantes, para as rezas, as cantigas e as festividades relacionadas com os rios do território em estudo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
