ELCOS - 13º Fórum Internacional de Úlceras e Feridas (Lisboa - 2022)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ELCOS - 13º Fórum Internacional de Úlceras e Feridas (Lisboa - 2022) by Title
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho Livre nº 01 - Cuidados de Enfermagem na Prevenção de Lesões da Pele Associadas aos Adesivos Médicos - uma revisão scopingPublication . Duarte, Ana; Ferreira, Luís; Cunha, MadalenaOs adesivos médicos são dos materiais mais utilizados aquando da prestação dos cuidados de saúde, por parte dos enfermeiros. As lesões associadas a esses adesivos podem ocorrer em qualquer ambiente de internamento, idade ou local onde o adesivo esteja aplicado. Denominam-se por Lesões Medical Adhesive-Related Skin Injuries (MARSI) e torna-se iminente a necessidade de se implementarem medidas preventivas, por parte dos enfermeiros.
- Trabalho Livre nº 02 - Tratamentos Direcionados à Uma Flictena Hemática de Origem Traumática – estudo de casoPublication . Altino, PâmelaO presente estudo de caso surgiu da necessidade de fomentar o debate acerca dos tratamentos dirigidos à uma flictena com conteúdo de caráter hemático. Após a admissão de um doente para tratamento da referida lesão, foram realizadas pesquisas em diferentes bases de dados de modo a embasar e proporcionar o tratamento adequado. A escassez de material relacionado à essa temática, mostrou a relevância da discussão quanto a atuação correta no tratamento desse tipo de ferida.
- Trabalho Livre nº 03 - MARSI - Medical Adhesive Related Skin Injury (Lesões Cutâneas Relacionadas com Adesivo Médico)Publication . Fernandes, Anabela Bispo; Serra, Catarina Isabel PiresMARSI, ou lesão cutânea relacionada com adesivo médico, é o termo usado para definir lesões da pele provocadas por produtos ou dispositivos médicos adesivos que persistem por 30 minutos ou mais, após a remoção dos mesmos (McNichol, Lund, Rosen & Gray, 2013). Trata-se de um tipo de lesão que pode ocorrer em todas as instituições de saúde e em pessoas de qualquer faixa etária. No entanto, estas lesões são maioritariamente desvalorizadas e consequentemente não reportadas, o que faz com que a sua verdadeira incidência seja desconhecida (Fumarola et al, 2020), que sejam pouco estudadas e que exista pouca literatura sobre o assunto (McNichol et al, 2013).
- Trabalho Livre nº 04 - Barreiras à Adesão ao Tratamento da Úlcera Venosa com Terapia Compressiva (Tc): uma revisão integrativaPublication . Catarina Marques Santos, Joana; Sofia Santos Serra, SaraAs úlceras venosas, para além de terem um forte impacto no consumo de recursos humanos e materiais para o seu tratamento, têm implicações financeiras, psicológicas e sociais importantes na vida das pessoas e dos seus cuidadores, alterando a sua qualidade de vida. A causa mais frequente para o aparecimento deste tipo de ferida é a insuficiência venosa crónica. A terapia compressiva é o tratamento de primeira escolha da úlcera venosa, tendo um papel fundamental na taxa de cicatrização, que pode duplicar ou até triplicar com a sua aplicação. A compressão, ao reduzir o edema e exsudado, leva à diminuição da dor, reduz a frequência de mudança de penso e reduz o risco de infeção da úlcera. É clara a relação positiva entre terapia compressiva, o aumento da qualidade de vida e a redução de custos associados ao tratamento. No entanto, apesar da efetividade da terapia compressiva no tratamento da úlcera venosa e na prevenção da recidiva ser amplamente reconhecida, a realidade mostra que frequentemente os utentes não aderem à mesma.
- Trabalho Livre nº 05 - O Uso da Terapia de Fotobiomodulação no Tratamento de Lesões Pós-Covid: um desafio ao sucessoPublication . Juliana de Paula Yoshida, Andrea; Pereira de Azevedo, Renata; Livia do Nascimento, Tayná; Pinheiro da Costa, SandroAtualmente o período pandêmico por COVID-19, apresenta pós quadro infecioso e inflamatório que culminam de maior instabilidade física e comprometimento vascular, com isso a fotobiomodulação está cada vez mais bem documentada como alternativa viável em especial quando associada com a terapia de primeira escolha.
- Trabalho Livre nº 06 - Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Úlcera Venosa Crónica em Contexto de Cuidados de Saúde Primários: estudo de casoPublication . Maria Gonçalves, Ana; Manata, Jacinta; Costa, MartaA abordagem terapêutica do tratamento das úlceras venosas exige um conjunto de conhecimentos específicos e multifatoriais, cabendo ao enfermeiro conhecer e identificar a melhor opção terapêutica para cada caso e doente de forma a conseguir a cicatrização da úlcera. A prevalência da úlcera de etiologia venosa consiste em 70 e 85% da prevalência das ulcera de perna. O Enfermeiro dos CSP ocupa uma posição privilegiada na gestão e acompanhamento destes casos, conseguindo recorrer, mais facilmente, a uma identificação precoce dos fatores de agravamento elaborando um plano terapêutico adequado baseado na tomada de decisão e recorrendo, se necessário, às restantes abordagens multidisciplinares.
- Trabalho Livre nº 07 - Combate ao Biofilme na Ferida Complexa – um estudo de casoPublication . Correia, Andreia; Lopes, Ana; Caeiro, AndreiaA infeção da ferida é uma complicação da cicatrização com impacto negativo na vida da pessoa e um desafio para os profissionais de saúde. Existem sinais de infeção que nem sempre são reconhecidos como tal, nem mesmo quando esta se apresenta sob a forma de biofilme. Apesar de não ser visível a olho nú, alguns tecidos são sugestivos da sua presença. A descrição deste estudo de caso vem demonstrar como o reconhecimento da influência do biofilme e a ausência de um plano direcionado nesse sentido pode resultar num tratamento pouco eficaz das feridas complexas.
- Trabalho Livre nº 08 - Cicatrização de Úlcera Venosa com Aplicação de Penso Desbridante de Fibras de Poliacrilato de Amónio com PrataPublication . José Paiva Pires Gomes, Maria; Rodriguez Nunez Louro, MarisolA úlcera venosa representa um problema de saúde a nível mundial, com grande impacto na sociedade e na qualidade de vida da pessoa que a possui. Viver com uma úlcera venosa, com longo tempo de cicatrização, acarreta grande transtorno nos múltiplos domínios da pessoa, nomeadamente a nível físico, psicológico, emocional, social, familiar e económico. Deste modo, é necessário um cuidado que englobe uma equipa multidisciplinar, o plano terapêutico com Terapia Compressiva, o tratamento de complicações subjacentes, um padrão alimentar adequado e a premissa do cuidar a úlcera e a pessoa como um todo integrado.
- Trabalho Livre nº 09 - SALAS DE TRATAMENTO: LOCAIS SEGUROS?Publication . Isabel Bexiga Borges, TeresaA tríade epidemiológica constituída pelo agente etiológico, o hospedeiro e o ambiente coexiste em ecossistema, num equilíbrio cuja alteração de pelo menos uma destas variáveis pode desencadear doença. Assim, a segurança ambiental é assumidamente um pressuposto básico para a segurança dos cuidados.
- Trabalho Livre nº 10 - Hallux Valgus Bilateral: quando a ferida cirúrgica se torna numa ferida complexaPublication . Guerra, Ângela; Guerreiro, SaraO Hallux Valgus consiste na deformidade estrutural do pé, com a lateralização do hallux associada a uma proeminência da parte distal do primeiro metatarso. A intervenção cirúrgica acarreta riscos e complicações pós-operatórias, estimando-se que cerca 15% dos doentes as desenvolvem. As mais frequentes são a recidiva da deformidade e as infeções locais. Sabe-se que a ferida cirúrgica pode ter complicações e tornar-se numa ferida com atraso cicatricial por deiscência ou infeção, tornando-se complexa. Tem-se como objetivos descrever a evolução cicatricial de uma ferida por deiscência pós-operatória de Hallux Valgus do pé esquerdo e compreender o impacto da utilização de PHMB no controlo da infeção.
