IPS - ESE - DCSP - Artigos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCSP - Artigos científicos by Subject "Action-research"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantesPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria RosárioNeste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.
- A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância. Um balanço crítico do dispositivo posto em prática no Mestrado em Educação Pré-EScolar na ESE-IPSPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Pinheiro, AugustoEste artigo apresenta um balanço crítico do dispositivo de investigação implementado no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-IPS, problematizando o papel da investigação na formação inicial dos Educadores de Infância, através da análise das suas opções epistemológicas, metodológicas e pedagógicas. A partir duma análise temática dos projetos de investigação finalizados nos últimos cinco anos, procura-se desocultar os interesses de investigação nos quais se enraízam as problemáticas em estudo, bem como os principais problemas e dificuldades sentidos. A este nível, focamo-nos de forma particular nas discrepâncias existentes entre as modalidades tradicionais do pensamento adotadas maioritariamente pelos académicos e pelos estudantes e as conceções epistemológicas-ontológicas em que se fundam o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação.
- A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possívelPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaO artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de professores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da investigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógicas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possível.