IPS - ESCE – DCF - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESCE – DCF - Comunicações em congressos by Subject "Angola"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes da estrutura de capital dos bancos: evidências de AngolaPublication . Leote, Francisco; Fila, Luzia; Teixeira, NunoA definição da estrutura de capital constitui uma das tarefas mais importantes dos gestores financeiros nesta era moderna. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores que da estrutura de capital do setor bancário em Angola para o período de 2015 a 2019. O estudo incidi sobre uma amostra de 20 bancos, num contexto macroeconómico caraterizado por recessões económicas, derivado da baixa do preço do petróleo. Recorreu-se à metodologia de dados em painel com uso da estimação de efeitos aleatórios para analisar a relação entre o endividamento total e as variáveis independentes, fatores internos e um fator macroeconómico. Os resultados sugerem que a definição da estrutura de capital dos bancos angolanos foi influenciada significativamente por fatores internos como a taxa efetiva de imposto, a dimensão, a rendibilidade e pelo fator macroeconómico - inflação.
- Determinantes da estrutura de capital no setor bancário angolanoPublication . Teixeira, Nuno; Barros, Albertina; Leote, FranciscoAo longo dos anos desenvolveram-se várias teorias que tentam identificar os determinantes da decisão de financiamento. Contudo, os resultados de investigação ainda não são unânimes. Assim, o objetivo deste trabalho, é o estudo dos determinantes da estrutura de capitais do setor bancário angolano, incidindo, sobre um país e um negócio, ainda pouco explorados em termos académicos. Realizaram-se 9 estudos de caso, que para além de representarem 40% dos bancos presentes no país, foram selecionados, considerando diferentes critérios como a dimensão, a idade e o tipo de proprietários, pretendendo-se garantir uma visão ampla sobre a realidade setorial. Os resultados de investigação sugerem que o nível de endividamento é condicionado sobretudo pela dimensão, nível de custos financeiros e de ativos não correntes. Pela análise de clusters foi, também, possível definir 4 perfis de bancos que se distinguiam nos seguintes determinantes: valor empréstimo por cliente, ritmo de crescimento, rendibilidade, dimensão e estrutura financeira.
- Determinantes da estrutura de capital no setor bancário AngolanoPublication . Teixeira, Nuno; Barros, Albertina; Leote, FranciscoAo longo dos anos desenvolveram-se várias teorias que tentam identificar os determinantes da decisão de financiamento. Contudo, os resultados de investigação ainda não são unânimes. Assim, o objetivo deste trabalho, é o estudo dos determinantes da estrutura de capitais do setor bancário angolano, incidindo, sobre um país e um negócio, ainda pouco explorados em termos académicos. Realizaram-se 9 estudos de caso, que para além de representarem 40% dos bancos presentes no país, foram selecionados, considerando diferentes critérios como a dimensão, a idade e o tipo de proprietários, pretendendo-se garantir uma visão ampla sobre a realidade setorial. Os resultados de investigação sugerem que o nível de endividamento é condicionado sobretudo pela dimensão, nível de custos financeiros e de ativos não correntes. Pela análise de clusters foi, também, possível definir 4 perfis de bancos que se distinguiam nos seguintes determinantes: valor empréstimo por cliente, ritmo de crescimento, rendibilidade, dimensão e estrutura financeira.