FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional
Permanent URI for this collection
A FCCN é uma instituição privada sem fins lucrativos designada de utilidade pública que iniciou a sua actividade em Janeiro de 1987. Desde então, com o apoio das Universidades e diversas instituições de I&D nacionais, a FCCN tem contribuido para a expansão da Internet em Portugal.
Browse
Browsing FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional by Subject "Acesso aberto"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- SARC – Serviço de Alojamento de Revistas CientíficasPublication . Carvalho, José; Princípe, Pedro; Costa, Teresa; Moreira, JoãoEsta comunicação apresenta as características e funcionalidades do Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) desenvolvido no âmbito do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), refletindo sobre o potencial de um serviço de alojamento de revistas científicas no aumento da visibilidade, acessibilidade e difusão da produção das revistas científicas nacionais. Considerando o baixo número de periódicos científicos portugueses disponibilizados em acesso aberto, o SARC tem um elevado potencial de adesão assim como um custo/benefício percebido pela equipa de gestão do projeto RCAAP para o lançamento deste serviço que alarga o portfólio de serviços disponibilizados pelo RCAAP no domínio das revistas científicas portuguesas e tem por objetivos apoiar as revistas científicas nacionais a realizarem a transição para a publicação em acesso aberto, tornando mais eficiente o ciclo editorial e de publicação dos conteúdos através da disponibilização de ferramentas para o efeito. Volvido pouco mais de meio ano após o lançamento do Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) do RCAAP confirma-se que o mesmo veio colmatar uma lacuna do portfólio de serviços de gestão da ciência a nível nacional, isto é, a disponibilização de uma plataforma integrada de gestão do ciclo de vida editorial de uma revista científica. O sistema integra numa única plataforma todo o ciclo de vida editorial e de divulgação da revista e o modelo de serviço SaaS (Software as a Service) é adequado na medida em que liberta os responsáveis pelas revistas científicas das tarefas de gestão das infraestruturas e software aplicacional, permitindo-lhes assim dedicarem-se exclusivamente às suas atividades nucleares – a gestão da revista.
- O uso de recursos educativos abertos (rea): benefícios para alunos e professores. O repositório de acesso aberto de PortugalPublication . Costa, TeresaOs Recursos Educativos Abertos (REA) têm sido utilizados um pouco por todo o mundo, por Instituições de Ensino Superior, no sentido de abrir o conhecimento a todos que dele necessitam e, muitas vezes, desenvolvendo-se num objectivo de nivelador social. A sua produção assume-se como um procedimento normal por parte dos docentes visando envolver também os alunos, de forma a transformar uma determinada realidade do processo de ensino-aprendizagem numa outra com o objectivo da inclusão. A utilização de materiais pedagógicos digitais livres fornece ao professor a possibilidade de adaptação desses objetos aos mais diversos contextos de aprendizagem conforme os níveis, estilos e necessidades específicas dos alunos. A adopção dos REA, intimamente associada e decorrente do Movimento do Acesso Aberto (AA), no processo de ensino-aprendizagem permite estabelecer uma metodologia diferente, inovadora e tecnologicamente atual, potenciadora do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).