IPS - ESE - DCCL - Comunicações em congressos
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- A digitalização do cinema e a emergência do cinema PRO-AMPublication . Alves, Marta PinhoAo longo de grande parte da história do cinema, foi frequentemente fácil estabelecer a distinção entre uma forma de produção cinematográfica entendida como profissional e outra considerada amadora. A diferenciação era efetuada mediante a evocação de elementos particulares associados a cada tipologia. No momento contemporâneo, face à intervenção da digitalização no território da criação de imagens em movimento, esta oposição tende a esbater-se. As duas categorias contaminam-se ou mesclam-se, criando, assim, uma nova categoria híbrida. A modalidade de produção cinemática que permite ao cinema assumir em simultâneo características e tropos dos dois territórios, antes aparentemente incompatíveis, é aqui designada por cinema pro-am. Esta denominação adota um termo já comum para a fusão entre os conceitos amador e profissional, composto pela justaposição da abreviatura dos vocábulos que os nomeiam. É objetivo do presente artigo compreender a génese deste conceito e a sua expressão contemporânea. Tendo em conta estes propósitos, a reflexão inicia-se com uma breve incursão histórica em que se procura caracterizar as duas tipologias de produção cinemática, no sentido de identificar as características particulares que, ao longo do tempo, lhes foram atribuídas e contribuíram para as definir. As oposições que lhes subjazem podem ser agrupadas a partir de quatro elementos fundamentais: 1) os protagonistas e suas condições de produção; 2) a tecnologia utilizada; 3) as produções (destacando-se aqui os seus componentes técnicos, estéticos e temáticos); 4) os modos de circulação e difusão das mesmas. Seguidamente, identificam-se as transformações operadas contemporaneamente no território do cinema, que aparentam contribuir para a sua indistinção. Nesta etapa, discute-se o conceito de digitalização e o que este representa no quadro da criação e difusão cinemática. Finalmente, faz-se alusão a exemplos integráveis na nova categoria de cinema pro-am que visam demonstrar a sua manifestação e recorrência. Estes exemplos, dos quais se apresentará uma breve análise, são agrupados em duas sub-categorias: 'amadores que fazem filmes como profissionais' e 'profissionais que fazem filmes como amadores'. As designações propostas para as duas sub-categorias antes mencionadas assinalam a manutenção da referência ao anterior binómio como elemento necessário à compreensão dos seus modos de expressão.