IPC - ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra
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Browsing IPC - ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra by Subject "1st Cycle of Basic Education"
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- Metodologias ativas no estudo do meio: uma proposta educativa no 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Queirós, Cristiana Raquel Brandão; Silveira, , Susana Maria Mendes, 1967-A importância do desenvolvimento de competências pelas crianças para a compreensão de conceitos complexos, frequentes no estudo do meio, como o conceito de biodiversidade e da interdependência dos seres vivos relativamente aos fatores ambientais, motivou o planeamento e a implementação de um projeto sobre o qual incide uma componente investigativa. Pretende-se compreender de que forma uma intervenção pedagógica em educação científica baseada em metodologias ativas pode promover aprendizagens significativas por crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O foco no conceito de biodiversidade é central para a educação científica, uma vez que a compreensão do conceito é essencial para a tomada de consciência pelas crianças e consequentemente, a valorização do equilíbrio ambiental e para a consciência da interdependência entre seres vivos e fatores ambientais. O estudo, de natureza qualitativa e interpretativo, foi desenvolvido segundo o modelo de investigação-ação de Kemmis, envolvendo sete sessões pedagógicas com uma turma que raramente utilizava metodologias ativas. As atividades foram planeadas e reformuladas a partir das dúvidas e curiosidades das crianças. Entre as principais estratégias utilizadas destacam-se atividades práticas, laboratoriais e experimentais, projetos investigativos e jogos educativos, com o objetivo de desenvolver o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e competências de natureza investigativa. A observação participante e os instrumentos de recolha de dados mobilizados permitiram o levantamento de dados que expressam uma evolução significativa no entendimento que as crianças fazem sobre o conceito de biodiversidade, passando de ideias simplistas e fragmentadas para uma visão mais integrada, bem como na compreensão da interdependência entre seres vivos e os fatores ambientais. Destaca-se o impacte positivo das metodologias ativas na construção de conhecimentos científicos e no desenvolvimento de competências transversais que são fundamentais para a formação da criança, contribuindo para um aumento do envolvimento e da autonomia das crianças no seu processo de aprendizagem. Conclui-se que a proposta de intervenção pedagógica contribuiu para aprendizagens significativas, reforçando a relevância das metodologias ativas na educação científica e a sua potencialidade para formar cidadãos/ãs mais críticos/as e conscientes sobre a importância da biodiversidade.