ESEJD - Educação pela arte
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Browsing ESEJD - Educação pela arte by Subject "Criança"
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- Explorar o grafismo e a matéria expressiva da criança através de processos criados por artistas modernistas e contemporâneosPublication . Gaspar, Ana Filipa SilvaO tema escolhido para este estudo, intitulado “Exploração do grafismo e da matéria expressiva da criança através de processos criados por artistas modernistas e contemporâneos”, pretende desenvolver alguns conceitos e investigar as várias metodologias artísticas relacionadas com a evolução gráfica, a matéria expressiva da criança e o experimentalismo nas expressões plásticas, explorando a matéria e a técnica. Para tal, enquadrou-se nesta proposta as teorias e métodos da Educação pela Arte e Educação Artística, no âmbito das nas Artes Plásticas, em particular na Educação Pré-Escolar. Teve-se a intenção de traçar um projeto de investigação prático direcionado a três grupos de jardim-de-infância, dos 3 aos 6 anos, em contexto escolar. Esta investigação tem como base notas de campo, entrevistas, fotografias, análise documental e de conteúdo. Pretendeu-se verificar através dos resultados da investigação teórica e prática que a introdução das Artes Visuais é uma mais-valia no contexto educacional, no sentido do estudo centrar-se na compreensão da evolução gráfica individual, seguindo o percurso de cada criança e o tempo das sessões) e a sua própria linguagem artística, pois através dela se pode analisar várias perspetivas: como as crianças produzem e aprendem a criar expressões plásticas – produção artística; qual a importância da expressão artística e da criatividade; bem como a aprendizagem dos conhecimentos empíricos das Artes Visuais através do processo de criação dos artistas, ensinando indiretamente à História da Arte. Consideramos relevante a inovação do ensino artístico na Educação Pré-Escolar através dos materiais não convencionais das artes plásticas, inspirados na “arte pobre”, isto é, empregar elementos naturais - como título de exemplo: a cortiça, folhas, ouriços das castanhas, areia da praia; as matérias da cozinha (papel de cozinha, chocolate, farinha, cereais, beterraba) e da higiene (espuma de barbear) e, por fim, os materiais reutilizáveis e recuperáveis como o cartão, tecidos, entre outros. Neste sentido, torna-se relevante entender que estas formas de linguagens artísticas permitem desenvolver determinadas capacidades da criança como ser criador, explorador, autêntico, capaz de expressar ideias e sentimentos recorrendo aos seus próprios códigos.
- A expressão pela arte no bem-estar da criança em internamento prolongadoPublication . Cruz, Maria Inês Santos Silva eO presente trabalho de investigação, que tem como tema principal a importante contribuição da expressão pela arte para o bem-estar da criança em internamento prolongado, visa definir alguns conceitos como: arte na educação; arte-terapia; a influência da hospitalização prolongada sobre o desenvolvimento infantil; os benefícios da expressão através da arte no contexto hospitalar pediátrico e por último o cuidador. O trabalho, de índole qualitativa, iniciou com uma análise aos assuntos principais através do enquadramento teórico, tendo em conta diferentes autores. Após este enquadramento e mediante a metodologia traçada, realizou-se um projeto de intervenção prática composto por 20 sessões, levado a cabo com um grupo de 18 crianças e jovens internados no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão. Os dados recolhidos desta intervenção surtiram sobretudo das notas de campo, além das entrevistas, fotografias, análise documental e de conteúdo.