EN - TMI - Curso Engenheiros Navais – ramo Mecânica
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- Funcionamento de sistemas de climatização de navios em águas tropicais: Avaliação e Solução para as Fragatas da Classe Vasco da GamaPublication . Gonçalves, David Emanuel Filipe; Santos, Miguel José Pereira Sales CaviqueA presente dissertação tem como objetivo efetuar uma avaliação do sistema de climatização dos navios da Classe Vasco da Gama em ambientes tropicais. Sendo projetados para navegar em águas com temperaturas inferiores a 27 °C, acima destes valores, o sistema de refrigeração tende alterar os parâmetros de funcionamento. A potência máxima disponível é de 960 kW e a potência necessária ronda os 640 kW quando operado dentro dos parâmetros de projeto. Sendo uma preocupação com o meio ambiente cada vez mais globalizada, a necessidade de efetuar trocas dos refrigerantes nos sistemas de refrigeração. Pretende-se reduzir as emissões de gases com potencial de aquecimento global, ou que esse valor (de potencial de aquecimento) seja menor nos refrigerantes utilizados. Face aos problemas verificados no funcionamento do sistema em ambientes tropicais e na necessidade de efetuar a troca do refrigerante usado atualmente efetuou-se uma análise do sistema com o refrigerante de projeto, R22, o refrigerante atualmente em uso, R404a e com possíveis substitutos. A análise, passa por avaliar o sistema de refrigeração, e pela sua ligação com o sistema de distribuição de ar. Desenvolveu-se um modelo do sistema de bordo através de um software com as propriedades termodinâmicas dos diferentes refrigerantes. Efetuou-se a resolução das diferentes equações que descrevem o modelo, e obteve-se os resultados necessários para a sua avaliação. O R407C apresenta capacidade de refrigeração e características operacionais muito próximas do R22.O R404a sendo limitado pelas suas características e pela potência do motor elétrico não permite melhores capacidades de refrigeração. Além disso, tem pressões na alta pressão elevadas o que é um problema por se aproximar do valor máximo de dimensionamento do condensador. A solução principal passa por substituir o sistema com o R407C, ou alterar o sistema atualmente instalado, para que ele possa funcionar em condições mais extremas (ambientes tropicais).