ISEC Lisboa - Escola de Educação e Desenvolvimento Humano
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Escola de Educação e Desenvolvimento Humano by Subject "1.º Ciclo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Incentivar para a leituraPublication . Ferreira, Joana Sofia Alves; Tavares, Sandra DuarteSaber ler é uma competência essencial para a realização de diversas atividades quotidianas, tais como: ler jornais, ver televisão, ver filmes, navegar na internet, verificar os preços e rótulos de produtos, ler cartas de pagamentos de serviços, consultar mapas, ler placas de trânsito, entre outras. Além disso, os permanentes avanços científicos e sociais exigem que se adquira novos conhecimentos e que se tome decisões acertadas para se ultrapassar os obstáculos que se encontram. Deste modo, a leitura é uma ferramenta de combate à ignorância, que influencia o desempenho pessoal, profissional e social de qualquer indivíduo. Porém, nem todas as crianças gostam de ler, pois, por vezes, as pessoas mais próximas, ou seja, a família e os professores não promovem a leitura de forma adequada, provocando, por isso, o desinteresse e desmotivação nas crianças. Ainda que, como sabemos, não seja garantido esse interesse. O objetivo deste relatório é conhecer as estratégias de promoção do gosto pela leitura utilizadas pela família e professores de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar este objetivo, optou-se por uma metodologia quantitativa, de carácter descritivo. O inquérito por questionário foi a técnica utilizada para a recolha de dados, que foi aplicado a uma amostra, escolhida por conveniência, composta por 60 casos, sendo 30 famílias e 30 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos foram tratados e interpretados através da análise estatística. Relativamente aos resultados obtidos, conclui-se que a família e os professores utilizam algumas boas estratégias que promovem o gosto pela leitura. Contudo, também utilizam outras estratégias que podem desmotivar as crianças, criando desinteresse pela leitura.
- Relatório de Estágio do ensino da prática pedagógica supervisionadaPublication . Vasconcelos, Matilde Conceição de; Saldanha, Ana; Cavadas, BentoEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Ambos os estágios da Prática do Ensino Supervisionado foram desenvolvidos na mesma instituição educativa, Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância Dr. João dos Santos, pertencente ao Agrupamento de Escolas Marvila, freguesia de Marvila, em Lisboa. O objetivo deste relatório é retratar todo o trabalho desenvolvido ao longo de três semestres da Prática do Ensino Supervisionado, em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico o qual nos habilitará para a docência nestes dois níveis de ensino.