ENIDH - Mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas
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- Análise da instalação de climatização do navio "M/V Noble Globetrotter II"Publication . José, Paulo Dinis Reis; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesO sistema AVAC, usado em navios, tem características particulares quando comparado com outras aplicações. Dada a constante mobilização geográfica do navio, a variação das condições é bastante significativa como, por exemplo, a radiação solar, a humidade do ar, a qualidade do ar exterior, as temperaturas interna e externa, o numero de ocupantes e diferentes atividades desenvolvidas, o tipo de atividade do navio, etc. O sistema AVAC tem desde a fase inicial um desafio constante, por operar em condições particulares, como tal, tem de ser projetado para ser eficaz e garantir as condições de conforto térmico à tripulação. Os navios de perfuração “offshore” são um desafio adicional aos sistemas AVAC, devido à particularidade dos meios onde operam, normalmente em ambientes com temperaturas e humidade do ar extremas, possível existência de H2S e elevado numero de tripulantes. Por estas razões estes sistemas têm de obedecer a normas rígidas de segurança, exigidas neste segmento, impostas pelas sociedades classificadoras e norma ISO 7547. Será feita uma breve exposição destas normas. No presente trabalho o objetivo é a análise da instalação de climatização do navio de perfuração “offshore” “M/V Noble Globetrotter II”, em situações extremas de calor e frio, comparar os dados obtidos da instalação com pressupostos teóricos, perceber se a instalação está a garantir o conforto térmico necessário à tripulação e propor possíveis medidas de otimização, se necessário. Através desta análise vai ser possível entender não só se a instalação AVAC está a ser utilizada de forma funcional, como também maximizar a vida útil dos equipamentos e sistemas, possivelmente minimizar custos de manutenção e evitar futuras paragens inesperadas por falha dos equipamentos.
- Otimização da central térmica de um navio fluvial de passageirosPublication . Barreto, João Miguel Lopes de Brito Saraiva; Nogueira, Manuel Duarte Dias MendesOtimização energética entre sistemas de produção térmica e de consumo térmico. Dotar de bases para reequacionamento de equipamentos mesmo ao nível da propulsão e de geração de energia elétrica. Fundamentação Teórica – rendimentos, potências versus ponto máximo de rendimento, simulação dinâmica, etc. Descrição geral do navio e seus sistemas sob análise em particular. Sistemas ensaiados numa ótica de produção e consumo térmico e energético – motores principais, motores auxiliares (geradores), caldeira na produção AQS e AVAC, aquecimentos via resistências elétricas, sistema de Produção de Água Refrigerada. Metodologia dos Ensaios – Descrição de cada método de aquisição de dados. Descrição do método da simulação dinâmica. Descrição dos equipamentos de instrumentação utilizados. Interpretação de Resultados Descrição de soluções alternativas tendo como base os resultados obtidos.