RDIPB - D-ECSC - Comunicações sem Peer Review
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RDIPB - D-ECSC - Comunicações sem Peer Review by Subject "Educação inclusiva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Inclusive Schools: the power in our handsPublication . Santos, Maria Teresa; Capa, Albertina; Monge, Graciete; Rosário, Maria José doRepresenting the great challenge of the educational systems, the inclusive school must be our aim for the next millennium. Is this a consensual goal? If so, how do we conceptualise an inclusive school and how can we work for it with the resources we have and manage to develop? The present work is a result of an action-research study that started by the enquiry (from June/99 to September/99) to the people responsible for management of all the schools ( more precisely 526, from the preschool level to the third cycle - end of compulsory education in Portugal) of the region of Alentejo, (Baixo Alentejo e Alentejo Litoral) and the intervention (planned for February/2000) with a group of teachers based upon the creative resolution of their school problems, towards the building of a school for all, where children, teachers, parents and other agents of the community find a place to grow personally and professionally.
- Representações sobre a diferença: a visão de crianças e jovensPublication . Santos, Maria Teresa; Morgado, JoséQuando hoje falamos em educação inclusiva, não podemos dela dissociar as reflexões em torno da diferença. Tratando-se dum conceito multidimensional, as diversas investigações que sobre ele se têm debruçado, fazem-no focando um tipo específico de diferença, seja ela de natureza biológica, cultural, étnica ou outra. Neste trabalho, não quisemos confiná-la a uma única das suas possíveis dimensões, pelo que partimos para o trabalho empírico de modo aberto, e assim, focalizámos a atenção nas representações da diferença em crianças e jovens de 9, 12 e 15 anos (607 sujeitos), a frequentarem o ensino básico e secundário da cidade de Beja. Muitos foram os contributos teóricos que de vários domínios da Psicologia e das Ciências Sociais e da Educação nos inspiraram e portanto, também aqui, quisemos proporcionar o cruzamento de diferentes pontos de vista. Por sua vez, o modelo de investigação é de matriz qualitativa e os instrumentos utilizados, a narrativa e a entrevista. Nesta comunicação apresentaremos alguns dos resultados obtidos e partilharemos as reflexões suscitadas não só pela caracterização que os sujeitos fazem do Outro que é tido como diferente, como também das relações que julgam ou concebem com ele estabelecer.