AM - TIA - ART - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Artilharia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ART - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Artilharia by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Evolução histórica dos procedimentos de Tiro de Artilharia de CampanhaPublication . GONÇALVES, LUÍS MIGUEL FILIPE; Gouveia, Humberto Miguel RodriguesEste trabalho de investigação tem como tema a “Evolução Histórica dos procedimentos do Tiro de Artilharia de Campanha”. Apresenta como objetivo geral a análise da evolução dos procedimentos inerentes ao cálculo do tiro de Artilharia de Campanha, destacando, sobre o prisma doutrinário, a forma como eram determinados os Elementos de Tiro. A fim de atingir o objetivo geral estabeleceu-se como objetivos específicos a análise das principais escolas internacionais que influenciaram a evolução dos procedimentos de Tiro de Artilharia de Campanha em Portugal, assim como as principais mudanças tecnológicas que mais contribuíram para a evolução dos procedimentos de determinação dos Elementos de Tiro. O método utilizado nesta investigação foi o método histórico, procurando através de fontes primárias analisar cronologicamente como se deu a evolução da temática em estudo. Desta forma, concluiu-se que a mudança de paradigma do Tiro Direto para o Tiro Indireto no início do século XX aumentou a dificuldade do cálculo do Tiro de Artilharia de Campanha, o qual, até à entrada de Portugal na Organização do Tratado do Atlântico Norte, foi influenciado pela escola francesa. A determinação dos Elementos de Tiro era realizada através de métodos analíticos, o que requeria um grande dispêndio de tempo sem compensar significativamente a precisão do Tiro. Com a entrada de Portugal na Organização do Tratado do Atlântico Norte passou a ser seguida a escola americana. Esta implementou a utilização dos instrumentos gráficos para a determinação dos Elementos de Tiro em detrimento dos analíticos, sendo este o método utilizado desde então e que ainda vigora nos dias de hoje. Com a adoção da doutrina americana simplificou-se a determinação dos Elementos de Tiro mantendo uma precisão capaz de surtir os efeitos desejados e simultaneamente garantindo tempos de resposta que permitiam assegurar a oportunidade dos fogos em apoio às operações de combate e garantir maiores efeitos sobre os objetivos.
- Identificação de Requisitos de um Exosqueleto para Utilização em Ambiente OperacionalPublication . RIBEIRO, NUNO GUILHERME DE MATOS FERNANDES AUGUSTO; Quinto, Luís Filipe PratasAtualmente, os soldados do Exército Português são incumbidos de funções a que estão inerentes grandes esforços físicos, agravados pela exposição a situações imprevisíveis, inerentes à complexidade de um Teatro de Operações. Na Artilharia, são frequentes os movimentos de manipulação e transporte de cargas pesadas. Este contexto conduz a um aumento da probabilidade de lesão, situação que preocupa tanto decisores políticos como militares, reduzindo o nível de operacionalidade da força. Os exosqueletos assumem-se como uma solução viável para a redução dos custos metabólicos dos militares, aumentando o seu nível de operacionalidade e atenuando possíveis riscos de lesão. O objetivo da presente investigação é a identificação de requisitos para o desenvolvimento de um exosqueleto de aplicação militar, no âmbito da Secção do Obus M114 155mm/23, reduzindo o cansaço e o risco de lesão, aumentando assim o seu nível de operacionalidade. O trabalho foi dividido em duas fases, sendo uma relativa ao estudo da atividade operacional da Secção do Obus M114, e outra alusiva ao estudo da influência dos dados antropométricos dos utilizadores nos resultados metabólicos obtidos durante os ensaios de um exosqueleto em laboratório. Para a identificação de requisitos, acompanhouse um Exercício Tático no âmbito da formação, recorrendo-se a filmagens, pesagens, registos de observação e inquéritos. Os dados antropométricos dos militares que realizaram o ensaio do exosqueleto, foram recolhidos com base num protocolo desenvolvido para o efeito e processados estatisticamente no IBM SPSS Statistics 26. Em Exercício, durante a utilização do Obus M114, os militares da Secção sentiram dores predominantemente ao nível da região lombar e nos joelhos, destacando-se a tarefa de “suspender força”. Assim, em ambiente operacional de Artilharia, um exosqueleto deverá auxiliar em tarefas de marcha, no transporte e manuseamento de cargas, devendo colmatar a carga excessiva de 32,5 ± 16,2kg que um servente manipula. Do trabalho experimental temse que dados antropométricos como a distância do tornozelo ao solo – lado posterior e anterior, a altura e a distância entre maléolos, deverão ser considerados na conceção de futuros exosqueletos de aplicação militar. Foi ainda definido um método que estima a redução dos gastos metabólicos durante a marcha, com base nos dados antropométricos do utilizador, permitindo selecionar a solução mais adequada.
- O Marcelismo e a Fase Final da Guerra em África (1968-1974)Publication . SILVA, JOÃO CARLOS LOURENÇO E; Velez, Rui Manuel Proença Bonita; Gouveia, Humberto Miguel RodriguesO trabalho por nós desenvolvido pretende caracterizar a política de defesa praticada por Marcelo Caetano enquanto Chefe do Governo português, no período entre 1968 e 1974, através do estudo da ação governativa perante o desenvolvimento dos acontecimentos em África. Ao mesmo tempo foi nosso objetivo estudar a política de defesa do seu antecessor, Oliveira Salazar, de modo a que fosse possível construir pontos de rutura ou de continuidade entre as duas linhas de ação política praticadas por estes dois líderes políticos, em períodos diferentes, mas contíguos. O trabalho foi desenvolvido segundo o método histórico, procurando enfatizar a problemática em questão, abordando os acontecimentos de uma forma diacrónica e sincrónica, bem definidos na linha temporal de modo a que nos fosse possível desenvolver a caracterização da política de defesa de Marcello Caetano, orientada por um rigoroso e criterioso quadro conceptual. A principal conclusão deste trabalho reside na definição da política de defesa Marcelista, enquanto uma continuação, uma evolução ou uma rutura, face à política de defesa Salazarista. Com os primórdios da governação de Caetano, a serem pautados por uma aparente “abertura”, começou-se a acreditar que este traria novas políticas e novas ideias, rompendo com o que vinha a ser feito até então pelo seu antecessor. Caetano, ao mesmo tempo, deixou claro que iria considerar todo o trabalho herdado, mas não descartando a hipótese de uma certa evolução em determinadas políticas, na qual se inseria a política de defesa. Com o avançar do tempo, e com o aumento das dificuldades governativas a nível interno e a nível da guerra colonial, a incerteza instalou-se e, consequentemente, os traços de proximidade à política anteriormente conduzida por Salazar, tornaram-se evidentes. Assim sendo, a política de defesa de Caetano pode-se caracterizar como sendo uma continuidade da política de defesa de Salazar, verificando-se, no entanto, uma tentativa de evolução em certos referenciais políticos do regime. Contudo, mesmo que inicialmente, e em determinados momentos, pudesse ser associada a uma certa evolução, na prática, esse tal efeito evolutivo nunca se viria a concretizar.
- Novos métodos de pontaria das bocas de fogo com recursos a tecnologia GNSSPublication . Santos, Élio Teixeira dos; Gouveia, Humberto Miguel RodriguesEste trabalho, intitulado “Novo método de pontaria das bocas de fogo com recurso a tecnologia Global Navigation Satellite System”, tem como principal objetivo desenvolver um método de pontarias das bocas de fogo recorrendo à tecnologia em questão. O sistema baseia-se no tradicional método da “dupla baliza”, apontando as bocas de fogo através de um recetor TOPCON. Para tal, o estudo obedece a uma metodologia de investigação quantitativa, onde se toma como ponto de partida a bibliografia portuguesa e americana, passando pela formulação, operacionalização e testagem do novo método utilizando o recetor TOPCON, até à recolha de dados junto dos comandantes de bateria de bocas de fogo, com vista à implementação do método nas unidades de Artilharia de Campanha do Exército Português. Conclui-se que a aplicação do recetor TOPCON na execução do processo de pontarias, através da definição do rumo de uma referência, se apresenta como um método preciso, rápido e versátil. Confere maior precisão na pontaria das bocas de fogo, bem como no cálculo do tiro de Artilharia de Campanha.
- Polígonos de Tiro de Artilharia de CampanhaPublication . FÉLIX, PEDRO MIGUEL AUGUSTO; Gouveia, Humberto Miguel RodriguesO presente Trabalho de Investigação Aplicada intitula-se “Polígonos de Tiro de Artilharia de Campanha” e tem como objetivo principal analisar os polígonos portugueses, nomeadamente, no Regimento de Artilharia N.º 5, no Campo Militar de Santa Margarida e no Campo de Tiro de Alcochete. Os descritos que são usados para treinos operacionais e formação pelas diversas unidades de Artilharia de Campanha, para averiguar a adequabilidade e a segurança dos mesmos aos treinos de fogos reais de Artilharia de Campanha. De modo a ser possível alcançar o objetivo final, foram estabelecidos três objetivos específicos: o primeiro procura analisar as características dos polígonos de tiro, estudando as suas estruturas físicas, de forma a analisar as diferentes caraterísticas que cada um apresenta; o segundo procura averiguar se as normas de segurança de utilização dos polígonos de tiro de Artilharia de Campanha portugueses estão coerentes com a regulamentação da North Atlantic Treaty Organization para o mesmo efeito; o terceiro procura fazer uma análise aos polígonos de tiro, anteriormente referidos, e verificar se estes conseguem satisfazer quaisquer possibilidades de treino operacional, por parte das unidades de Artilharia de Campanha. Para a realização desta investigação foi aplicado o método hipotético dedutivo, este procurando fazer uma recolha de observações, factos e ideias dos polígonos de tiro, para chegar às conclusões necessárias. Com esta investigação podemos observar que, o Regimento de Artilharia N.º 5 e o Campo de Tiro de Alcochete apresentam várias limitações aos treinos de Artilharia de Campanha e o polígono de tiro do Campo Militar de Santa Margarida é aquele que melhores condições apresenta para os exercícios de fogos reais. Como resultado do presente trabalho, apesar de o Campo Militar de Santa Margarida ser o mais favorável para executar fogos reais de Artilharia de Campanha, derivado às suas caraterísticas, chegou-se à conclusão que, ainda assim, não consegue satisfazer todas as necessidades requeridas por uma unidade de Artilharia de Campanha para um treino completo.
- Procedimentos de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posições de uma Bateria de Bocas de Fogo (Btrbf)Publication . CASTRO, RICARDO ALEXANDRE PAIS; Santos, Élio Teixeira dosO presente trabalho de investigação subordina-se ao tema “Procedimentos de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posições de uma Bateria de Bocas de Fogo”, tendo como objetivo geral identificar que táticas, técnicas e procedimentos poderão contribuir para incrementar a eficiência, eficácia e sobrevivência das baterias de bocas de fogo, através do estudo comparativo com a doutrina dos Estados Unidos da América, tendo para tal quatro objetivos específicos que concorrem para a resposta a esta questão: identificar as técnicas táticas e procedimentos inerentes ao reconhecimento escolha e ocupação de posições patentes na doutrina Portuguesa e na doutrina dos Estados Unidos da América, apurar semelhanças e diferenças nas TTP das doutrinas em apreço através de um estudo comparativo e, por fim, identificar novas TTP que contribuam para incrementar a eficiência, eficácia e sobrevivência das baterias de bocas de fogo nacionais, bem como a sua aplicabilidade e eventuais necessidades de reequipamento que daí decorram. Ambas as doutrinas apresentam muitas semelhanças, sendo de destacar os fatores que orientam o planeamento e execução do reconhecimento, bem como a escolha, preparação e ocupação das posições, desde os métodos de planeamento, com a primazia da missão, o brífingue ao destacamento de reconhecimento, as características dos itinerários de deslocamento, a tipologia e características das posições a reconhecer, bem como os procedimentos de preparação e ocupação diurna e noturna, deliberada, expedita ou de emergência. Para tal foi utilizado o método dedutivo, em que se parte de premissas gerais para chegar a uma premissa particular, sendo neste caso refletida pela resposta à pergunta de partida que surgiu desta investigação. Da comparação efetuada entre a doutrina portuguesa e a dos Estados Unidos da América constata-se que as duas são bastante semelhantes, embora existam diferenças nas denominações dadas às funções a desempenhar, sendo as responsabilidades abordadas pela doutrina portuguesa igualmente previstas na doutrina dos Estados Unidos da América
