AM - TIA - ART - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Artilharia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ART - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Artilharia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Militares na Especialidade de Artilharia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Arma e a Guerra no Espaço, do Sputnik à chegada à Lua (1957-1969) – nas Revistas Militares PortuguesasPublication . Abreu, Nuno de Goz; Duarte , António Paulo DavidEste Trabalho de Investigação Aplicada tem como objetivo central analisar a forma como a corrida espacial e a militarização do espaço foram representadas nas Revistas Militares Portuguesas durante o período de 1957 a 1969. Considerando que este intervalo temporal corresponde a uma fase de intensificação da competição tecnológica e estratégica estabelecida entre os EUA e a União Soviética, que, refletiu em avanços significativos no domínio da exploração espacial. A presente investigação propõe-se a examinar de que modo a imprensa militar portuguesa acompanhou e interpretou eventos espaciais, desde o lançamento do satélite soviético Sputnik, o desenvolvimento dos programas espaciais norte-americanos e soviéticos e, finalmente, a chegada do homem à Lua. Para tal, a pesquisa foi dividida em três fases, numa primeira fase foram analisadas edições das Revistas Militares Portuguesas para identificar os principais temas abordados, depois, numa segunda fase, foi interpretado, a forma como esses acontecimentos foram percecionados pelo Exército português, por fim, avaliaram-se as mudanças e preocupações estratégicas resultantes desta corrida espacial. No que toca ao trabalho de campo, este focou-se, na análise documental e revisão de literatura tendo como objeto de estudo, as Revistas Militares Portuguesas, mais especificamente a “Revistas Militar” e a “Revistas de Artilharia”, artigos científicos e ainda alguns trabalhos académicos. Como principais resultados obtidos, foi possível entender que a corrida espacial foi amplamente abordada tanto nas revistas, em toda esta abordagem ficou clara a preocupação do impacto destes acontecimentos nas consequências estratégicas e militares, destacando-se como maior preocupação o sector da defesa aérea. A investigação contribui, assim, para um entendimento aprofundado e acessível da perceção que os portugueses colheram ao longo deste período crucial da Guerra Fria, permitindo aos leitores refletir sobre o papel das publicações militares enquanto veículo de difusão de conhecimento e interpretação estratégica dos grandes acontecimentos internacionais da época.
- Caracterização da carga mecânica imposta pela função do municiador numa missão de tiro de Artilharia de CampanhaPublication . Dâmaso ,Beatriz Fernandes; Almeida , Nuno Ricardo da Conceição; Pedro , Bruno Miguel MachadoO presente trabalho teve como objetivo analisar a carga mecânica e o custo metabólico imposto pela função do municiador numa secção de Artilharia de Campanha rebocada com o Obus 105mm M119 Light Gun, com o intuito de compreender as exigências solicitadas no desempenho das suas funções. A investigação centrou-se em três perguntas derivadas: o impacto da carga mecânica no desempenho físico e na cadência de tiro; o custo metabólico da função; e a avaliação da função que apresenta maior exigência entre as diferentes fases da missão. Para tal, recorreu-se à monitorização fisiológica, à análise biomecânica e neuromuscular, bem como à perceção subjetiva de esforço e recuperação, ao longo de duas fases distintas: a entrada em posição e a missão de tiro. Os resultados revelaram que a missão de tiro impõe uma carga fisiológica mais acentuada, com picos de intensidade elevada embora os valores médios se mantenham dentro de parâmetros aeróbios, compatíveis com esforço submáximo. O municiador conseguiu cumprir a cadência de tiro prevista, demonstrando capacidade de adaptação e resistência. O custo metabólico revelou-se predominantemente aeróbio, mas com momentos de ativação do metabolismo anaeróbio, especialmente durante a missão de tiro. A análise neuromuscular indicou maior ativação dos músculos do ombro e dorso nesta fase, e a análise da biomecânica destacou gestos mais repetitivos e exigentes, com menor tempo de recuperação entre tarefas na missão de tiro. Conclui-se que a função de municiador exige uma combinação de força, resistência e capacidade de recuperação, sendo a missão de tiro a fase mais exigente sob o ponto de vista fisiológico, metabólico e neuromuscular.
- Emprego tático de drones suicidas – loitering munitions:Publication . Cabral, Bárbara Cabaço; Mira , Nuno Miguel Cirne Serrano; Varanda , Artur Jorge AbreuO presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como objetivo analisar o emprego tático das loitering munitions, por forma a permitir a identificação das necessidades de proteção antiaérea que decorrem da sua crescente utilização em cenários operacionais contemporâneos. Estes sistemas aéreos não tripulados mantêm-se em voo na área de empenhamento previamente designada até receberem ordem para atacar, colidindo com o alvo. O seu uso foi intensificado em conflitos recentes, como os da Rússia-Ucrânia e Israel-Hamas, tendo promovido transformações nos paradigmas táticos e operacionais do combate moderno, com implicações ao nível estratégico. O objetivo geral deste trabalho consiste em classificar a tipologia dos drones suicidas e identificar os meios de proteção necessários para fazer face a esta nova ameaça. Para tal, estabelecem-se quatro objetivos específicos, tais como: identificar os drones que representam ameaça real aos vários escalões do Exército Português; determinar os meios de deteção mais adequados, identificar os meios necessárias para fazer face a esta ameaça e analisar os meios previstos para aquisição ao abrigo da Lei de Programação Militar. A investigação desenvolve-se em três vetores: classificação das loitering munitions, com base nas suas características operacionais e tecnológicas; análise das implicações do seu uso a nível tático; e identificação dos requisitos técnicos e doutrinários para uma resposta eficaz por parte das forças terrestres nacionais. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa, com raciocínio dedutivo e estratégia mista, recorrendo à análise documental e à realização de entrevistas a especialistas destes novos sistemas. O estudo visa fornecer contributos concretos para o desenvolvimento doutrinário e a adequação das capacidades do Exército Português às exigências operacionais emergentes, assegurando a proteção das forças face a sistemas aéreos autónomos de ataque, de natureza cada vez mais sofisticada e imprevisível.
- Novos Sistemas de Armas de Artilharia de CampanhaPublication . Silva, Diogo Miguel Canilhas; Jesus , Albino José Pinheiro deA missão da Artilharia de Campanha é executar fogos de supressão, neutralização e destruição, através dos seus sistemas de armas e integra todo o apoio de fogos nas operações da força. Esta superioridade é conseguida devido às evoluções tecnológicas nos seus sistemas de armas. O presente trabalho teve como objetivo verificar a evolução dos novos Sistemas de Armas de Artilharia de Campanha e as suas características, de modo que seja possível apurar as técnicas e táticas utilizadas nos mesmo, distintas que são das técnicas e táticas utilizadas pelos Sistemas de Armas de Artilharia de Campanha portugueses, enumerando as vantagens e desvantagens dos mesmos. Na elaboração deste trabalho utilizou-se uma metodologia mista, apoiada em inquéritos por entrevistas estruturadas realizados a oficiais com mais de 30 anos de serviço na Arma de Artilharia, com posto entre Coronel e Brigadeiro-General e duas rondas de questionário, aplicando o método de Delphi, realizados a vinte oficiais, com posto entre Capitão e Coronel.
