AM - TIA - ENG - EMM - M - Mestrado em Engenharia Mecânica Militar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ENG - EMM - M - Mestrado em Engenharia Mecânica Militar by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Sistema de arrefecimento corporal no uso de fatos de proteção NBQRPublication . Fernandes, Miguel Ângelo Mendes Alcaide; Moita, Ana Sofia Oliveira Henriques; Mendes, Miguel Abreu de AlmeidaOs fatos de proteção usados em ambientes que contenham algum tipo de dispersão de produtos nucleares, biológicos, químicos e radiológicos apresentam um grau de isolamento elevado, que impossibilitam a dissipação do calor corporal gerado pelo usuário. Este problema induz um estado de conforto muito baixo e aumenta a probabilidade de exaustão física daqueles que usam esta categoria de fatos. Existem várias tecnologias que contornam este problema, sendo uma delas o uso de vestuários internos que possibilitam a dissipação do calor gerado. Neste trabalho será projetado um tipo de vestuário com características que possibilitam a dissipação do calor metabólico extra por parte de um fluido de arrefecimento que irá circular no interior de uma rede de vários permutadores de calor com micro/mini canais interligados entre si, embutidos no dito vestuário. Os permutadores de calor com micro/mini canais foram otimizados, de forma a apresentarem características termofísicas e geométricas que tornem a dissipação de calor o mais eficiente possível, aumentando o coeficiente global de transferência de calor para uma queda de pressão mínima. A dispersão dos permutadores de calor com micro/mini canais pelas várias zonas do corpo e a aplicação de um sistema de refrigeração do fluido de arrefecimento após a extração do calor corporal são também tópicos abordados neste projeto. Após esta otimização procedeu-se à produção de um permutador de calor com micro/mini canais e realizou-se ensaios laboratoriais com o intuito de verificar e aferir a sua coerência prática com a teoria proposta.
- Utilização do CEA na Gestão de Energia dos Edifícios do ExércitoPublication . Gonçalves, António Pedro Nunes da Silva; Silva, Carlos Augusto Santos; Chambel, Énio Rodrigo PereiraOs últimos anos mostraram que eventos extraordinários como a pandemia e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, alteraram por completo o panorama energético. Consequentemente, estes eventos provocaram a desordem e um grande choque noutras áreas como a saúde e economia com impacto no quotidiano das pessoas e das instituições. Contudo, a utilização de energias renováveis e a implementação de eficiência energética, tornam os sistemas mais resilientes a este tipo de alterações extremas, contribuindo assim para uma transição energética mais sustentável. Este trabalho consiste na aplicabilidade de um software de simulação energética em edifícios (CEA) que visa avaliar a implementação de eficiência energética em edifícios, assim como analisar o potencial de utilização de fontes renováveis nas unidades do Exército Português, usando como caso de estudo o Aquartelamento da Academia Militar da Amadora. Desta forma, este programa servirá como uma ferramenta de apoio na gestão de consumos e para aumentar a eficiência energética dos edifícios. O estudo começou pelo levantamento das caraterísticas da envolvente, perfis horários, sistemas AVAC, AQS e de fornecimento de todos os edifícios existentes no campus, como também a explicação da função de cada edifício. Numa fase posterior inseriram-se estes dados no software e foram feitas simulações energéticas para dois casos distintos. Para um dos casos utilizaram-se os arquétipos de construção e de sistemas já elaborados pelo programa com base em edifícios suíços. No outro, criaram-se arquétipos que definem a maior parte dos edifícios que o Exército Português possui. Após este processo, concluiu-se que os resultados foram bons, apresentando erros abaixo dos 25% que indicam um bom ajuste do modelo segundo a diretriz do ASHRAE. Assim, procedeu-se à proposta de medidas de eficiência energética e simulou-se o potencial da produção de energia renovável, mostrando a redução da fatura energética e a viabilidade destas medidas