IPS - ESTB - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
Permanent URI for this collection
Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
Browse
Browsing IPS - ESTB - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise dinâmica de pontes para ferrovias de alta velocidade de acordo com o Eurocódigo 1 - parte 2, estudo de caso práticoPublication . Lança, João Pedro Berjano; Lobo, José Bernardo; Ferreira, Pedro SalvadoEste trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto de Engenharia Civil do Mestrado em Engenharia Civil, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal, e trata-se da Dissertação de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre. Este trabalho pretende fazer uma abordagem ao estado da arte no que respeita às pontes e aos viadutos em linhas ferroviárias para comboios de alta velocidade com especial atenção na análise dos efeitos dinâmicos e respetivos códigos europeus. Numa primeira fase, o estudo centrou-se na apresentação das principais soluções estruturais adotadas para este tipo de estruturas executadas na Europa identificando-se e descrevendo-se alguns dos parâmetros e características técnicas associadas à conceção. Em seguida foi feito um levantamento dos principais aspetos regulamentares relacionados com a dinâmica de pontes para tráfegos de alta velocidade recorrendo às mais recentes normas europeias, os Eurocódigos. Depois apresentam-se os aspetos e técnicas relacionadas com os principais modelos e metodologias numéricas desenvolvidos para a análise dinâmica de pontes para alta velocidade. Finalmente, foi efetuado o estudo de uma estrutura existente em território Nacional para permitir a verificação do cumprimento dos referidos códigos e a aplicabilidade da referida estrutura ao trafego real existente na Europa a operarem redes de alta velocidade.
- Ductilidade das armaduras de aço para betão armado : influência do método de ensaio na determinação da extensão total na força máximaPublication . Mendes, Ricardo André Cardoso; Louro, Ana Sofia Miranda da Silva; Oliveira, Cristina Ferreira deO objetivo fundamental deste trabalho é estudar e analisar as propriedades relacionadas com a ductilidade das armaduras de aço para betão armado. Dado que estas armaduras são usadas em estruturas dimensionadas para resistir a ações sísmicas, avalia-se a influência do método de ensaio na determinação da extensão total na força máxima. Para a realização de ensaios de tração em varões de aço para betão armado pode, de acordo com o especificado nas normas de referência (ISO 6892-1, 2009) e (ISO 15630-1, 2010), recorrer-se à utilização de dois métodos diferentes para avaliar a extensão total na força máxima dos provetes: método manual e método automático. No primeiro caso (método manual) a extensão total na força máxima é determinada a partir da medição da deformação do provete após rotura e, na medição automática a extensão total na força máxima é obtida diretamente a partir do registo do extensómetro instalado no provete a ensaiar. Para se avaliar a influência do método de ensaio nos valores da extensão total na força máxima realizaram-se ensaios de tração em 310 varões de aço, de cinco classes de resistência e envolvendo 9 diâmetros diferentes, em que foram usados, em simultâneo, os dois métodos de determinação da extensão total na força máxima previstos nas normas de referência. A análise da influência do método de ensaio foi feita recorrendo à: (i) determinação da extensão total na força máxima com instalação de dois extensómetros no centro do provete; (ii) determinação da extensão total na força máxima com instalação dos extensómetros na zona superior e inferior do provete; (iii) determinação da extensão total na força máxima através da medição da deformação do provete após rotura em quatro zonas distintas ao longo do provete; (iv) determinação da extensão total na força máxima através da medição da deformação do provete na força máxima de ensaio. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que os dois métodos preconizados conduzem à obtenção de valores díspares para a extensão total na força máxima, uma vez que os resultados são obtidos em diferentes estádios de deformação do provete. Tendo em conta que, em caso de litígio, a norma prevê que seja a medição manual a prevalecer, este estudo contribui para o esclarecimento da origem das diferenças que sistematicamente se verificam nos resultados da extensão total na força máxima e apresenta uma contribuição para a harmonização dos documentos normativos existentes sobre esta matéria e para a melhoria dos critérios de controlo utilizados no âmbito da certificação dos varões de aço para betão armado.
- Encurvadura e vibração de perfis de aço enformados a frio : modelação de secções com dobrasPublication . Pereira, Flávio José Rosa; Bebiano, Rui Alexandre da Silva; Mendonça, Paulo Jorge CunhaA presente dissertação reporta um trabalho académico no âmbito do qual se desenvolveu uma aplicação informática, intitulada “Rounded Corners 1.0”, que facilita a modelação geométrica de secções transversais que contenham dobras circulares – o que constitui uma situação comum no caso dos perfis enformados a frio, por exemplo. A aplicação foi desenvolvida na linguagem Visual Basic 6, usando o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2013, e contém um interface gráfico user-friendly que permite uma fácil e intuitiva introdução dos parâmetros, permitindo a modelação automática de secções em forma de “L”, “C”, “Z” ou “RHS”. Os inputs são os parâmetros geométricos (i) da secção transversal e (ii) das dobras (o raio de curvatura 𝑅 e o número de segmentos da aproximação 𝑁), sendo o output um ficheiro de dados (coordenadas de nós, etc.) formatado de acordo com as especificações do programa GBTUL – exportando-se assim os dados para este último, pode prosseguir-se para a análise estrutural propriamente dita (de encurvadura ou de vibração). Deduziram-se, e implementaram-se na aplicação, fórmulas matemáticas gerais que permitem determinar as coordenadas dos nós dos segmentos de aproximação de dobras, com várias possíveis orientações. Após o desenvolvimento, a aplicação foi testada com sucesso. Por fim, utilizou-se a mesma em algumas pequenas análises de encurvadura e vibração de perfis de aço enformados a frio, tendo os resultados obtidos sido comparados com valores fornecidos por (i) fórmulas analíticas, (ii) artigos científicos e (iii) o programa CUFSM 4.05. O programa, cujo interface foi escrito convenientemente com instruções em Inglês, será disponibilizado gratuitamente no site http://www.civil.ist.utl.pt/gbt/. Ficará assim à disposição da comunidade técnica e científica e espera-se que seja útil para a investigação nesta área.
- Fiscalização e coordenação de obras : Condomínio Zenith Towers, Luanda, AngolaPublication . Crato, Luís Miguel Fanico Santana; Pereira, Cristiana Nadir Gonilho; Ventosa, Renato José Sancho da LuzO presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado na empresa FICANGOL, Lda., a fim de possibilitar a atribuição do grau mestre do curso de Mestrado em Engenharia Civil, área de Construção, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal. O estágio teve a duração de 10 meses, tendo inicio a 31 de outubro de 2014 e terminado a 31 de Agosto do presente ano. O trabalho de estágio, foi orientado pela Professora Cristiana Gonilho Pereira, Professora Adjunto da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, e pelo Eng.º Renato José Sancho da Luz Ventosa, engenheiro civil e Diretor de Projeto na FICANGOL, Lda. O estagiário integrou a equipa de fiscalização de obra no condomínio ZENITH TOWERS, na cidade de Luanda, em Angola, desempenhando funções de engenheiro fiscal. A realização das atividades desenvolvidas ao longo do estágio possibilitaram adquirir e consolidar conhecimentos na área da fiscalização e coordenação de obras. Permitiram aplicar o conhecimento adquirido ao longo de todo o percurso académico, designadamente na participação e acompanhamento no controlo do planeamento de obra, no controlo de custos, no controlo de qualidade e na verificação da conformidade da obra com os projetos de execução.
- Vibrações em pontes ferroviárias de alta velocidade : método da decomposição da excitação em ressonânciaPublication . Costa, Conceição António; Bebiano, Rui Alexandre Silva; Oliveira, Cristina Cruz FerreiraA presente dissertação tem como objetivo avaliar o comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária inserida numa linha de alta velocidade europeia. Ao estudar o comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária de alta velocidade existe um fenómeno que merece particular atenção, o fenómeno de ressonância. No caso de pontes ferroviárias, a passagem de um comboio (i.e., uma sequência de cargas móveis “regularmente espaçadas”) em alta velocidade constitui uma ação periódica cuja frequência se poderá aproximar-se da frequência natural de vibração da estrutura – ou seja, poderá ocorrer um fenómeno de ressonância, com as consequentes amplificações de esforços e deformações estruturais. A dissertação aborda, com especial atenção, as condições de resposta vertical da estrutura, nomeadamente o deslocamento e a aceleração máximos, em situação de ressonância com o carregamento – a passagem de veículos em alta velocidade. Para o desenvolvimento do estudo, aplica-se o Método da Decomposição da Excitação em Ressonância (DER) para analisar o comportamento dinâmico face à passagem (i) de alguns dos comboios de alta velocidade que atualmente circulam em linhas europeias (TGV, Talgo, Eurostar, etc.) e (ii) dos 10 comboios universais que compõem o modelo HSLM-A, preconizado na Parte 2 do Eurocódigo 1. O viaduto de El Genil, a estrutura sobre a qual este estudo se desenvolve, localiza-se em Espanha (na linha Córdoba-Málaga) e apresenta um tabuleiro de betão pré-esforçado, simplesmente apoiado e com secção em caixão monocelular. Com a análise dinâmica, determinam-se estimativas dos valores máximos da resposta, em termos de deslocamentos e aceleração vertical, comparando-se os resultados obtidos com os reportados por Bebiano (2010), embora estes tenham sido obtidos com recurso a uma técnica mais sofisticada, a Teoria Generalizada de Vigas (GBT). Finalmente, faz-se um pequeno estudo paramétrico, onde se analisam os efeitos, na resposta dinâmica, (i) do espaçamento dos eixos do comboio (para um comboio fictício com os eixos igualmente espaçados) e (ii) do amortecimento estrutural.