IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
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Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Ciências da Saúde"
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- Humanização dos Serviços de Assistência aos Tuberculosos: Contributos para um Programa de IntervençãoPublication . Massanga Jamba, ReginaSe a humanização dos serviços é importante ainda o é mais quando estamos a falar de serviços de assistência a tuberculoso é uma doença socio-sanitária com graves implicações psicológicas para o doente e sua rede social. Os profissionais dos serviços de saúde, enquanto prestadores de serviços, devem sempre cuidar do doente com humanização e com uma visão holística do indivíduo, não se esquecendo das dimensões que a vida do ser humano engloba. Humanizar os serviços de assistência é dar qualidade á relação profissional da saúde / utente, é acolher as angústias do ser humano, diante da fragilidade de corpo, mente e espirito; é ser sensível á situação de outro (Carvalho et al, citado pelo Maciel 2012). O presente estudo Humanização dos Serviços de Assistência ao Tuberculoso: Contributos para um programa, foi realizado no âmbito do Mestrado em Saúde e Intervenção Comunitária no ISEIT/Piaget Viseu, e tem como objectivo geral: Estudar a humanização num serviço de Assistência a tuberculosos. Assim para o diagnóstico de situação foram elaborados dois questionários que visaram saber a opinião dos profissionais aí a trabalhar e dos doentes com tuberculose, que frequentavam um departamento de tuberculose do hospital Municipal do Dande, sobre a humanização dos serviços. Realizaram-se assim 78 questionários sendo 32 de profissionais e 46 de pacientes. Destes questionários resultou a necessidade de haver alterações no espaço físico, de forma torná-lo mais acolhedor e mais acessível ao utente e sua família. Foram focados alguns constrangimentos ao atendimento, como sejam: a falta de materiais e equipamentos e a privacidade, porém foi ressaltada a confidencialidade e empatia dos profissionais como factores importantes. A necessidade de formação dos profissionais e um maior número de recursos humanos também foram citados como importantes à melhoria da humanização dos serviços.