IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimentos e Atitudes Face à Hipertensão Arterial e Respetivos Fatores de RiscoPublication . Mercyedes Ferreira Candala, MavildeA Hipertensão Arterial atualmente é uma das causas mais comuns de doenças cardio vasculares. Embora na maior parte dos casos a sua etiologia seja desconhecida é possível controlar durante muitos anos os seus efeitos maléficos, desde que se adotem comportamentos salutogeneos. Sendo uma doença silenciosa durante anos, é importante conhecer o grau de conhecimento que a população tem, e quais os comportamentos preventivos adotados por esta, para que se possa fazer uma intervenção comunitária adequada. Assim, o presente estudo teve como Objetivo geral: Avaliar os conhecimentos e atitudes face à hipertensão arterial e seus fatores de risco em pessoas de 18 a 65 anos de idade do bairro zango3. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo transversal com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), para o efeito foram interrogadas 30 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos residentes no bairro zango3, através de um questionário elaborado por nós e devidamente testado, que foi aplicado diretamente. Resultados: Dos resultados obtidos observa-se que a maior parte dos inquiridos são relativamente jovens, havendo apenas 5 que sofrem de HTA. O grau de instrução é baixo e a maior parte estão desempregados apesar de se encontrarem em idade ativa. Apresentam alguns comportamentos não salutogeneos, nomeadamente consumo de gorduras e sal, bem como uma alimentação desequilibrada. Os conhecimentos sobre medidas preventivas na maior parte dos inquiridos são muito deficientes. Conclusões: De acordo com a pesquisa feita, sobre o tema: conhecimento e atitudes face a hipertensão arterial e os seus fatores de risco. A sua intervenção comunitária está dependente da literacia, literacia em saúde e literacia sobre HTA. Porém para aplicação neste bairro de estratégias de educação para a saúde há necessidade de estender este estudo ao resto da população, considerando, assim este estudo apenas como um estudo exploratório. Assim sendo há necessidade de aumentar a literacia, a literacia em saúde e os conhecimentos sobre HTA e medidas preventivas da mesma. A hipertensão arterial não ocorre de forma isolada, sendo que a maioria dos hipertensos apresenta outros fatores de risco cardiovasculares. Muitos desses fatores de risco são modificáveis, por isso há necessidade de um diagnóstico de situação correto para se fazer uma intervenção eficaz.
- Riscos Físicos e Psicológicos nas Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Intervenção preventiva no bairro CapalancaPublication . Morais Van-Dúnem, Ana DuarteEste é um projeto de intervenção comunitária, que denominámos de “Riscos Físicos e Psicológicos da Violência Doméstica” e que será implementado no Distrito de Viana, bairro de Capalanca. Tem como objetivo geral promover a literacia em saúde, mais especificamente capacitar para o conhecimento dos riscos físicos e psicológicos em mulheres vítimas de violência doméstica no bairro Capalanca. O desenho da intervenção está direcionado para bairros ou grupos vulneráveis e em concreto irá intervir-se no Bairro Capalanca. Beneficiarão deste projeto as famílias cujos membros tenham idades compreendidas entre os 15 e os 50 anos, do Bairro Capalanca do Município de Viana, e que se apresentem com grande vulnerabilidade social, no que toca à violência doméstica. A investigação previamente realizada permite confirmar que a intervenção terá no grupo etário dos 15 aos 30 anos, 55 indivíduos do género masculino e 75 do género feminino; dos 31 anos de idade aos 45 anos, 63 indivíduos do género masculino e 90 do género feminino; dos 46 anos de idade aos 50 anos, 20 indivíduos do género masculino e 30 do género feminino, totalizando 333 participantes. Apresentam-se também os objetivos, indicadores e metas a alcançar no projeto.