Browsing by Issue Date, starting with "2025-08-04"
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- Electronic cordel: Preservation and accessibility in the cordel literaturePublication . Sousa, Mário SantosThis study addresses the accessibility challenges inherent in the “cordel” literature, a culturally rich form of Brazilian poetry designated as national heritage. Traditional “cordel” leaflets, while culturally significant, present barriers to dissemination and preservation, particularly for print-disabled individuals. The study emphasizes the potential of digitization, as exemplified by the e-cordel project, to enhance accessibility. Despite its promising features, the current version of e-cordel exhibits limited accessibility features. The primary aim is to advance the e-cordel project by introducing new accessibility features and exploring the direct integration of accessibility into content through the EPUB3 format. Motivated by the need to address the cultural importance of “cordel” and its accessibility shortcomings, the study employs a design-based research methodology, focusing on real-world problem-solving and tool validation. Evaluation involves testing the system with a diverse population, prioritizing inclusivity, and utilizing questionnaires and interviews to assess the viability of the new format.
- Cibersegurança e comportamento organizacional: A formação como vetor de adoção de autenticação multifator no setor públicoPublication . Campos, Marcos Monteiro deEsta dissertação analisa o impacto da formação em cibersegurança na intenção de adoção da autenticação multifator (MFA) por parte de colaboradores do setor público português. Com base no modelo UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology), o estudo avalia de que forma perceções individuais — como utilidade esperada, esforço percebido, influência social, condições facilitadoras, autoeficácia e ansiedade — influenciam a intenção comportamental de adoção da MFA. É também analisado se essas perceções podem ser positivamente influenciadas por uma intervenção formativa breve e dirigida. Foi utilizado um desenho experimental com grupo de controlo e grupo experimental, sendo este último exposto a um vídeo educativo de sensibilização para a cibersegurança com cinco minutos de duração. Ambos os grupos responderam a um questionário baseado no modelo UTAUT. Foram recolhidas 165 respostas válidas e conduzidas análises estatísticas descritivas, correlações de Pearson e testes t. Os resultados confirmam que os principais construtos do modelo estão significativamente correlacionados com a intenção de adoção da MFA, com destaque para a utilidade esperada, o esforço percebido, a autoeficácia e as condições facilitadoras. A ansiedade apresentou uma correlação negativa moderada, enquanto a formação prévia em cibersegurança, fora do contexto experimental, não revelou associação significativa com os construtos analisados. A intervenção formativa demonstrou ter impacto positivo na perceção de facilidade de utilização, confiança e, em alguns casos, utilidade e influência social, especialmente nos métodos de MFA mais familiares aos participantes. Os resultados sugerem que mesmo formatos de formação breves e escaláveis podem contribuir para uma melhoria comportamental em matéria de cibersegurança. Conclui-se que a implementação eficaz da MFA em organizações públicas exige uma combinação de medidas técnicas, formação prática e compromisso organizacional com a cultura de segurança.
