Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-02"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- (Ciber)identidade e influenciadores digitais – estudo sobre a construção do ‘eu’ no InstagramPublication . Motta, Nicolas Bárbara Lugon; Ferreira, Gil António Baptista, 1971-As tecnologias criadas e domesticadas pelos humanos moldam profundamente as culturas e relações interpessoais contemporâneas. Nos ambientes online as identidades encontram novos moldes de representação, levando a compreensões complexas sobre o ‘eu’ no contexto digital. A crise de representação vivida na videosfera faz da imagem digital uma projeção idealizada e muitas vezes distorcida da realidade. A mercantilização das (ciber)identidades, ocasionada por influenciadores digitais, impacta não apenas o comércio, mas também a perceção dos consumidores sobre quem são. O reconhecimento dos conteúdos de influenciadores como formas de publicidade, mesmo quando promovem estilos de vida idealizados sem menção direta a marcas, é crucial para questionar as "verdades" difundidas por essas imagens. Este estudo busca entender as relações entre as imagens dos influenciadores de estilo de vida no Instagram e a construção da identidade nos usuários, examinando as tecnologias de comunicação dos novos media, as conexões interpessoais promovidas por elas e a construção identitária na hipermodernidade. Diferentes dimensões nos campos da psicologia, sociologia e novos media são exploradas, refletindo uma compreensão da dinâmica complexa entre a identidade do usuário e o conteúdo que consome online. Apresenta-se um quadro contemporâneo que expõe os padrões de atração às postagens de natureza íntima por influenciadores no Instagram e as consequências da paridade com influenciadores para o senso identitário do usuário, incluindo como observam seus corpos, meios relacionais e padrões de atividade, afetando a perceção de si e do mundo ao seu redor.