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- Contributos para a inclusão de um aluno disléxicoPublication . Oliveira, Beatriz Ferreira Nelas de; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-O presente Relatório Final designado “Contributos para a inclusão de um aluno disléxico” foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A observação e o processo de intervenção ocorreram durante o estágio do último ano do mestrado. Com a intervenção proposta, buscou-se demonstrar que ao planificar atividades adaptando os materiais, é possível melhorar o nível da leitura e escrita e também, a motivação e o bem-estar dos alunos. Para isso, foram programadas sessões, onde foi possível perceber motivação e o desempenho do aluno face às diferentes atividades. De acordo com o Decreto-lei 54/2018 o professor do ensino regular deve gerir o currículo, flexibilizando-o e adaptando-o sempre que necessário. Conclui-se com este trabalho que o docente ao observar, planificar e intervir não apenas ajudou o aluno a superar algumas de suas dificuldades, mas também, enquanto futura professora, ficou com uma visão abrangente de como o aluno pode aprender através de estratégias personalizadas e contextos de cooperação.
- Desenvolver a consciência sintática no 1.º ciclo do ensino básico: o adjetivo e a sua relação com a aprendizagem da leituraPublication . Marinho, Joana Alice Custódio; Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-O desenvolvimento da consciência sintática no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental para a construção de competências linguísticas que permitem aos alunos compreender e produzir frases de forma eficaz e estruturada. A aquisição da noção de adjetivo e a compreensão da sua posição nas frases são etapas muito importantes no processo de aprendizagem da língua, uma vez que os alunos começam a perceber e distinguir as relações entre as palavras, e de que forma é que influenciam o significado de uma frase. O presente relatório incide na importância do desenvolvimento da consciência sintática no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente na aquisição da noção de adjetivo, e da sua posição nas frases. O estudo foi elaborado num grupo de 20 crianças do 1.º ano e teve como principais objetivos: Avaliar o nível de consciência sintática de um grupo de alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Identificar padrões de conhecimento sintático; Perceber a importância da leitura na aquisição do conhecimento sintático; Analisar e perceber possíveis dificuldades ou áreas de intervenção com o objetivo de melhoria. Esta investigação tentou dar respostas, por meio de atividades didáticas e observação direta, sobre como as crianças do 1.º ano percebem e utilizam os adjetivos nas suas produções orais e escritas, e que tipo de influência tem esta questão na leitura e na compreensão daquilo que é lido.
- Perspetivas de género nos países da CPLPPublication . Webinar Internacional 'Perspetivas de Género nos países da CPLP'; Gomes, Maria Elisabete Morais; Giannini, Renata; Morais, Diana; Maymone, Mónica; Costa, Ivana Mara Ferreira; Junceiro, Sofia Vitoriano Saldanha; Instituto da Defesa NacionalWebinar realizado no Instituto da Defesa Nacional no dia 17 de Fevereiro de 2025. Sessão de abertura, Prof. Doutora Isabel Ferreira Nunes, Diretora do Instituto da Defesa Nacional. Painel 1, intervenções da Dra. Elisabete Gomes, Diretora de Serviços de Relações Internacionais da DGPDN; Prof. Doutora Renata Giannini, professora associada da Elliot School of International Affairs, George Washington University; Tenente-coronel Diana Morais, Coordenadora do Gabinete da Igualdade de Género do Ministério da Defesa Nacional; moderação Prof. Doutora Sabrina Medeiros, professora auxiliar na Universidade Lusófona. Painel 2, intervenções de Capitão-de-Fragata Mónica Maymone, assessora de género da EUMAM - Moçambique; Tenente-coronel Ivana Mara Ferreira Costa, conselheira militar do Gabinete do Coordenador Especial das Nações Unidas para a Resposta ao Abuso e à Exploração Sexual; moderação Capitão-de-Fragata Sofia Junceiro, professora no Instituto Universitário Militar. Foi coordenadora a Prof. Doutora Cristina Silva. Este webinar teve transmissão online para a Escola Superior de Defesa e Escola Superior de Guerra do Brasil.
