Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-17"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para a inclusão de um aluno disléxicoPublication . Oliveira, Beatriz Ferreira Nelas de; Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-O presente Relatório Final designado “Contributos para a inclusão de um aluno disléxico” foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A observação e o processo de intervenção ocorreram durante o estágio do último ano do mestrado. Com a intervenção proposta, buscou-se demonstrar que ao planificar atividades adaptando os materiais, é possível melhorar o nível da leitura e escrita e também, a motivação e o bem-estar dos alunos. Para isso, foram programadas sessões, onde foi possível perceber motivação e o desempenho do aluno face às diferentes atividades. De acordo com o Decreto-lei 54/2018 o professor do ensino regular deve gerir o currículo, flexibilizando-o e adaptando-o sempre que necessário. Conclui-se com este trabalho que o docente ao observar, planificar e intervir não apenas ajudou o aluno a superar algumas de suas dificuldades, mas também, enquanto futura professora, ficou com uma visão abrangente de como o aluno pode aprender através de estratégias personalizadas e contextos de cooperação.
- Desenvolver a consciência sintática no 1.º ciclo do ensino básico: o adjetivo e a sua relação com a aprendizagem da leituraPublication . Marinho, Joana Alice Custódio; Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-O desenvolvimento da consciência sintática no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental para a construção de competências linguísticas que permitem aos alunos compreender e produzir frases de forma eficaz e estruturada. A aquisição da noção de adjetivo e a compreensão da sua posição nas frases são etapas muito importantes no processo de aprendizagem da língua, uma vez que os alunos começam a perceber e distinguir as relações entre as palavras, e de que forma é que influenciam o significado de uma frase. O presente relatório incide na importância do desenvolvimento da consciência sintática no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente na aquisição da noção de adjetivo, e da sua posição nas frases. O estudo foi elaborado num grupo de 20 crianças do 1.º ano e teve como principais objetivos: Avaliar o nível de consciência sintática de um grupo de alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Identificar padrões de conhecimento sintático; Perceber a importância da leitura na aquisição do conhecimento sintático; Analisar e perceber possíveis dificuldades ou áreas de intervenção com o objetivo de melhoria. Esta investigação tentou dar respostas, por meio de atividades didáticas e observação direta, sobre como as crianças do 1.º ano percebem e utilizam os adjetivos nas suas produções orais e escritas, e que tipo de influência tem esta questão na leitura e na compreensão daquilo que é lido.