Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de activos na operação sustentável de equipamentos e infraestruturas em ETARS : caso de estudoPublication . Sacras, Ângelo Manuel Simões de Almeida; Vieira, Ana Carla Vicente; Martinho, José Luís FerreiraActualmente, vivemos num mundo cada vez mais competitivo, que exige das pessoas e das empresas uma capacidade de superação constante. A procura de elevados níveis de qualidade leva à preocupação com factores como a redução do erro e diminuição de custos e tempos de paragem. Neste contexto, a gestão de activos na operação sustentável de equipamentos e infraestruturas, como as ETARs, é crucial para garantir a optimização de recursos e minimização de custos. Assim, o principal objectivo do trabalho apresentado neste documento consistiu no desenvolvimento de documentação com impacto directo na gestão da qualidade e na manutenção dos activos físicos da estação em estudo. Através de uma análise de prácticas de gestão de activos, foram identificadas as oportunidades de melhoria com potencial para influenciar positivamente a qualidade dos efluentes tratados, a eficiência dos equipamentos e a formação de recursos humanos capazes. O resultado final consiste em documentação com diferentes propósitos. O primeiro documento é relativo a procedimentos de monitorização da ETAR, de maneira a promover a sistematização de actividades adequadas às necessidades da instalação em estudo, resultantes do conhecimento histórico. O planeamento de manutenção foi desenvolvido para concentrar toda a informação relativa à manutenção dos vários equipamentos em documentos destinados à sistematização de procedimentos. Consequentemente ao desenvolvimento do planeamento de manutenção, foram criados os documentos relativos aos procedimentos de manutenção, para a identificação do material necessário em determinadas acções de manutenção, e ao programa de manutenção. Desta forma, é esperado que através desta documentação seja possível aumentar o ciclo de vida dos equipamentos, diminuir os recursos e acções relativos a manutenção correctiva e sistematizar, não só acções de manutenção preventiva, mas também a formação de trabalhadores responsáveis pelas infraestruturas em causa.
- Análise técnica e financeira para otimização da política de manutenção condicionada em uma bobinadora de papelPublication . Gurgel, Gleidson Barroso; Farinha, José Manuel Torres; Mendes, Mateus Daniel AlmeidaEste estudo investiga a aplicação de um sistema de manutenção condicionada em uma bobinadora de papel, utilizando monitoramento de vibração e análise de dados para prever a Vida Útil Remanescente (RUL) do equipamento. O trabalho revisa a evolução das práticas de manutenção, da abordagem reativa às estratégias proativas, como a manutenção baseada na condição (CBM). O estudo de caso foca na implementação dessas técnicas, desde a coleta e processamento de dados até o desenvolvimento de algoritmos de prognóstico com Machine Learning. No entanto, limitações como a insuficiência de dados e infraestrutura inadequada dificultaram a implementação completa do sistema. A análise financeira, baseada no Life Cycle Cost (LCC), avalia os cenários de impacto econômico, demonstrando que a manutenção condicionada pode ser financeiramente vantajosa, mas depende de investimentos iniciais significativos. Apesar dos desafios, o estudo conclui que a CBM é uma estratégia promissora, exigindo melhorias em dados e estrutura organizacional para sua aplicação eficaz.
- Gestão de ativos de tecnologias de informação na RangelPublication . Fernandes, Joana Magalhães; Martinho, José Luís FerreiraA gestão eficiente do ciclo de vida dos equipamentos tecnológicos é fundamental para a operacionalidade e competitividade de uma organização. Este relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas na Rangel Logistics Solutions, no departamento de sistemas de informação, com foco na gestão do ciclo de vida dos computadores e em outros projetos complementares. Foram implementados procedimentos para a aquisição, manutenção, atualização e descarte de equipamentos, bem como desenvolvidos processos para a gestão de inventário e emissão de ordens de trabalho, otimizando a eficiência e a operacionalidade da equipa de infraestruturas. Adicionalmente, o estágio envolveu a execução de projetos complementares. Entre estes, destaca-se o Tender de PCs, que otimizou a aquisição de computadores, o desenvolvimento de um sistema de automação para a verificação de garantias através de Robotic Process Automation (RPA), e a introdução de uma ferramenta de previsão de compras em Power BI. Estes projetos foram essenciais para aumentar a eficiência, eliminar desperdícios e reduzir custos operacionais. O relatório também incluiu a análise de um software de gestão de ativos físicos, aplicável a diferentes departamentos da empresa, e o controlo e gestão do processo de faturação de serviços de telecomunicações, aumentando a transparência na alocação de custos. Estes projetos complementares, juntamente com as atividades desenvolvidas no âmbito do ciclo de vida dos PCs, contribuíram significativamente para a melhoria da comunicação interdepartamental e a formação contínua da equipa. Em suma, os desafios enfrentados incluíram a inexistência de um sistema padronizado para a gestão de ativos tecnológicos e a necessidade de maior rigor na documentação. As soluções adotadas incluíram a criação de novos procedimentos operacionais, a automação de processos e a introdução de tecnologias que melhoraram a eficiência e a transparência na gestão de ativos. Estas soluções contribuíram para a eliminação de desperdícios, otimizando os recursos tecnológicos e sustentando as operações logísticas da empresa.
