Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do processo de recrutamento de docentes na implementação das práticas recomendadas nas Equipas Locais de Intervenção Precoce na InfânciaPublication . Redondo, Virgínia Maria Matias; Gronita, JoaquimAs práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, apesar de já muitos profissionais se regerem por estes princípios e se encontrarem num processo de aproximação às práticas centradas na família. No entanto, passar para a prática os princípios da IPI não é uma tarefa fácil. Tem-se vindo a verificar um longo e complexo caminho na implementação das práticas recomendadas. Este trabalho analisa as vivências e experiências dos docentes que exercem ou exerceram funções numa Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI), centrando-se na forma como o seu processo de recrutamento ocorreu. Precisamente, sobre o impacto que este processo pode ter na implementação das práticas recomendadas, na forma como estes profissionais interpretam o papel que lhes foi atribuído. Este é o objetivo da presente investigação e para isso realizámos um estudo qualitativo. Recorrendo a entrevistas, acedemos à autoperceção dos docentes sobre o primeiro ano em que desempenharam funções numa equipa de IPI. O estudo revela que os participantes reconhecem que o processo de recrutamento tem consequências na implementação das práticas recomendadas nas Equipas Locais de Intervenção Precoce na Infância. Reconhecem ainda o impacto emocional, originado pelo processo em vigor, assim como a falta de capacitação para a função que vão exercer.